terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Goianão 2010: Um campeonato que promete grandes emoções!

Além da tradição das equipes da Capital, que sempre são apontadas como favoritas, a cada ano o torneio tem ganhado em competitividade com a força que vem do interior do Estado.


2009 chega ao fim. Ficam para trás as conquistas, derrotas, alegrias e decepções. Tudo se renova para o ano seguinte. Ou quase tudo. Novas metas são traçadas e todo um planejamento é feito no sentido de alcançar cada uma delas. É assim também no futebol. Passada a euforia de quem teve motivos de sobra para comemorar, bem como a tristeza de quem fez por onde para se lamentar, é hora de pensar na próxima temporada.
O ano futebolístico começa com a abertura dos torneios regionais, em meados de janeiro. O Campeonato Goiano terá início exatamente no próximo dia 17 e a expectativa é de grandes emoções. A cada nova edição, a competição se torna ainda mais disputada e o nível técnico das equipes aumenta. Consequentemente, a torcida comparece aos estádios em maior peso, o que resulta em melhor renda nas bilheterias.
A evolução apresentada ano a ano e que começa na organização do torneio por parte da Federação Goiana de Futebol, contribui diretamente para o aumento da visibilidade do Goianão em nível nacional. Não é a toa que já se tornou comum grandes equipes do eixo Rio-São Paulo buscarem reforços por aqui. O Campeonato Goiano melhorou e muito; em todos os sentidos. Para 2010, o que se espera é muita competitividade e, talvez, até um relativo equilíbrio de forças entre os clubes da capital e interior.

Tradição da Capital

Goiás, Vila Nova e Atlético são sempre apontados como favoritos à conquista do título de Campeão Estadual. Há um consenso de que estas três equipes (todas elas de Goiânia) exercem um peso histórico sobre os demais adversários. É o chamado peso da tradição, o valor agregado das camisas que as representam. São, sem dúvida alguma, as referências goianas para o Brasil, embora não mais necessariamente nesta ordem.
O Goiás continua sendo lembrado como a maior força do futebol goiano, mesmo com as expectativas frustradas dos torcedores esmeraldinos que, em 2009, acreditaram na possibilidade do inédito título nacional e tiveram que se contentar com mais uma participação na Copa Sul-Americana. Com desempenho indubitavelmente melhor, guardadas as devidas proporções do nível apresentado nas diferentes divisões do Brasileirão, o Atlético passou a ser o segundo time do Estado, após garantir o acesso à Série A, passando a figurar entre os 20 grandes clubes do País.
O Vila Nova, por sua vez, há alguns anos tem deixado a desejar, principalmente no que diz respeito ao torneio regional. Apesar de sua grande e apaixonada torcida, o Tigrão provocou decepções com a visível falta de planejamento e a conseqüente baixa produtividade. Como resultado, perdeu credibilidade e só mesmo os mais apaixonados pela camisa colorada são capazes de apontá-lo como um dos favoritos. A esperança de recuperação pode vir com as alterações propostas pela diretoria do clube que, ao menos aparentemente, sinalizam para um trabalho mais profissional.

Tradição x Surpresa

Os times da Capital, certamente, tem maior responsabilidade, justificada exatamente pelo fator tradição. Para Goiás e Atlético, que vão nos representar nacionalmente, chega a ser quase uma obrigação apresentar um futebol de alto nível e que abrilhante o Goianão 2010. Já o Vila Nova tem como meta recuperar a confiança do torcedor, o que só será efetivamente possível com resultados.
Mas, bom mesmo do Campeonato Goiano nos últimos anos tem sido observar o rendimento das equipes do interior. A cada edição surgem novas surpresas, com força e coragem para desbancar (ou pelo menos tentar) qualquer paradigma de tradição. Foi assim, por exemplo, com o Itumbiara Esporte Clube, que em 2008 conquistou o título inédito e foi considerado a grande sensação da disputa. Naquele mesmo ano, o Anápolis também se destacou, decepcionando, porém, na temporada seguinte.
Em 2009 foi a vez de o Crac de Catalão novamente disputar as semifinais. Ele que também já foi Campeão Goiano e que sempre ameaça chegar entre os quatro melhores times. Para este Goianão, tanto Crac quanto Itumbiara prometem equipes altamente competitivas e de chegada. Quem também tem feito barulho nas últimas semanas são a Anapolina e o Trindade. Resta ver até que ponto vai o poder de fogo de ambos, já que o primeiro, historicamente, se atrapalha quase sempre por causa das finanças e o outro normalmente luta para fugir do rebaixamento.
Completando a lista dos 10 clubes competidores estão Santa Helena, Morrinhos e Canedense. Dos três, o considerado melhorzinho é o primeiro, mas nenhum deles, ao menos antes de a bola rolar, deu mostras de que poderá surpreender. As apostas giram mesmo em torno de Goiás, Atlético, Itumbiara e Crac, além de boas indicações para Vila Nova e Anapolina, na disputa pela quarta vaga.
Quem vai levar a melhor, Capital ou Interior? O título novamente será sustentado pela tradição dos clubes goianienses ou surgirá uma nova surpresa nesta temporada? Isso só saberemos na reta final do Goianão, que tem término marcado para o dia 2 de maio. No entanto, o que realmente importa é o espetáculo em si e a participação fundamental de cada um dos personagens, sejam eles jogadores, dirigentes ou torcedores. Que o Campeonato Goiano de 2010 seja um sucesso! E, se não for o melhor, que o vença quem fizer por merecer!

Nenhum comentário: