sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Crônica de Uma Morte Anunciada

Para entitular este post tomei emprestado o título de uma das principais obras do escritor colombiano Gabriel García Márquez. O livro faz uma reconstrução jornalística do assassinato do personagem central, Santiago Nasar, acusado de desonrar Ângela Vicário. Seu trágico fim, assassinado pelos irmãos da moça, é anunciado já na primeira linha do romance. E, embora todos saibam, nada pode evitar.

Essa breve introdução literária é para justificar a associação feita com o texto a seguir. O futebol goiano vive um momento de inconstância. Os dois maiores clubes do Estado, Goiás e Vila Nova, competem na Série B do Campeonato Brasileiro e lutam para fugir do rebaixamento. O Tigre colorado, aparentemente, está em pior situação. E foi ele quem me fez lembrar a trágica história de Santiago Nasar.

Muito embora o Vila tenha iniciado o torneio cercado de expectativas positivas, graças a um elenco que, em tese, se mostrava qualificado, na prática o enredo foi diferente. Aqui entra outro personagem: a torcida, que pode ser colocada em lugar da "desonrada" Ângela Vicário. Uma massa que hoje sofre com o iminente rebaixamento do clube à Série C. Esta é quase uma remontagem da temporada de 2006.

Faltando 10 jogos para o término da competição, o Tigrão somou apenas 29 pontos e está a 16 do mínimo que se projeta para escapar do descenso. O adversário da rodada é o São Caetano, no Anacleto Campanella. Concorrente direto, caso o Azulão vença o confronto (resultado mais natural), abre 7 pontos de vantagem em relação ao goiano. Dificilmente o Vila reagiria ao baque.

Vamos aos números. Restam 10 jogos - 5 em casa e 5 fora. Que me perdoem os vilanovenses, mas sejamos realistas. Nos domínios adversários, o Vila encara São Caetano, Náutico, Salgueiro, Duque de Caxias e Americana. Pelo momento, chances de vencer mesmo apenas contra Salgueiro e Duque, que estão em pior situação, virtualmente rebaixados. Os outros três é natural que perca.

No Serra Dourada, o clube recebe Paraná. Grêmio Barueri, o rival Goiás, Portuguesa e fecha com o Sport. Consideremos um equilíbrio no clássico, com consequente empate. Numa visão otimista, caso a Lusa já tenha se confirmado Campeã da Série B, um empate ou até mesmo uma vitória pode acontecer. Prevejo uma possível derrota no fechamento do torneio, contra o Leão de Recife. No mais, com muito esforço nas contas e havendo superação do time, soma-se 3 ou 4 pontinhos.

A realidade é cruel mas, dentro da normalidade, está difícil fazer o colorado goianiense somar 13 ou 14 pontos, quando ele precisa mais que isso. Voltando ao romance de Gabriel García Márquez, o comportamento de Santiago Nasar na narrativa não denota se ele está ciente de sua sina. Espero, porém, que o Vila Nova tenha consciência de suas necessidades e faça por onde para reescrever um novo fim para esta história!

Em tempo, recomendo a leitura de Crônica de Uma Morte Anunciada.

Nenhum comentário: