domingo, 16 de outubro de 2011

Goiás segue, fazendo contas!

Após ser derrotado por 3x2, de virada, pelo Vitória no Barradão, o Goiás segue fazendo contas para escapar do rebaixamento à Série C. O Verde parece viver a maior crise de sua história. Dentro e fora do campo! Nesta análise, vou ater-me ao limite das quatro linhas.

Desde o início desta Série B, as fragilidades do atual elenco esmeraldino foram claramente expostas. Um time tecnicamente limitado, inicialmente classificado como imaturo, e que "queimou" alguns treinadores. Sem falar na insatisfação da torcida, por diversas vezes manifestada.

O Goiás começou muito mal no Campeonato Brasileiro e demorou a esboçar uma reação. Isso aconteceu após a saída de Artur Neto e a chegada de Márcio Goiano ao comando técnico. Iarley, Marcinho Guerreiro e Alan Bahia foram os "grandes" reforços. 5 vitórias consecutivas e a proximidade ao G-4. Era bom demais pra ser verdade!

O sonho de retorno à elite do futebol nacional durou pouco. Nova queda de rendimento e um novo treinador: Ademir Fonseca. Também em passagem rápida, cedeu lugar ao atual comandante, Enderson Moreira. Com currículo pouco expressivo, chegou sob questionamentos. Mas já ganhou relativa confiança.

Após amargar 8 rodadas sem vitórias (2 empates e 6 derrotas), o Verdão despencou vertiginosamente e encostou na zona da degola. Muito próximo de seu maior rival, o Vila Nova. E tendo vários concorrentes diretos na fuga do rebaixamento. Pronto, surgia uma nova disputa!

Nos últimos jogos, porém, um incentivo financeiro fez com que o atual elenco, ainda que tecnicamente limitado, corresse mais em campo. As vitórias consecutivas no Serra Dourada, contra Ponte Preta e Criciúma, foram um alento aos torcedores. Ainda assim, os confrontos seguintes sugeriam novas dificuldades.

A derrota para o Vitória, no último sábado, era algo, até certo ponto, esperado. O adversário, sem dúvida, detinha o favoritismo. O que ninguém esperava contar era com uma arbitragem tão contestável! O Goiás, que começou vencendo, ficou no quase empate. O que já seria lucro!

Agora, o esmeraldino goiano tem pela frente novas "pedreiras". Recebe o Americana, que disputa muito bem o acesso, depois, viaja pra enfrentar o Sport, que ainda acredita no mesmo objetivo. Nesses dois jogos, os adversários são favoritos. Cabe ao Goiás se superar!

Analisando o restante da tabela, é possível acreditar que o Verdão escape de um novo descenso. Jogando em Goiânia, tem por obrigação confirmar seu favoritismo diante do disparado pior clube da Série B, o Duque de Caxias. Em seguida, vem o clássico goiano e o duelo particular com o rival colorado. Em tese, partida sem favorito, mas que tende a ser determinante!

Vamos aos quatro jogos restantes, começando pelo concorrente direto São Caetano. Vantagem de embate no Serra Dourada. Viagem a Bragança Paulista para encarar o, provavelmente sem pretensões, Bragantino. Em seguida, recebe outro concorrente direto, o Icasa. Ao menos o jogo não é no Ceará, dada a incapacidade que o Goiás apresenta de vencer no Nordeste.

O Verdão fecha sua participação nesta Série B fora de casa, contra o Guarani. No momento, o Bugre também é concorrente direto para fugir do rebaixamento. Com sorte, até lá, poderá estar numa zona de conforto que o garanta na Segundona, o que facilitaria para o clube goiano.

Numa projeção realista, o Goiás tem plenas condições de somar, pelo menos, 10 pontos nesta reta final do Brasileiro. Chegaria a 46 o que, matematicamente, acredita-se, seria suficiente para assegurar sua permanência na Série B para a temporada de 2012. Não basta, no entanto, fazer contas e projeções. O time precisa apresentar resultados dentro de campo!

O iminente rebaixamento do Vila Nova deve servir como motivação, pela rivalidade, nesta reta final. Tomara que seja assim e que ao menos um dos dois consiga escapar. Do contrário, seria uma verdadeira tragédia para o futebol goiano no cenário nacional. Boa sorte a ambos!

Nenhum comentário: