domingo, 25 de março de 2012

Semifinais do Goiano começam a se definir

A 14ª rodada do Campeonato Goiano foi marcada por definições. A começar pelo clássico, realizado no último sábado. O líder Goiás venceu o Atlético por 2x0, abriu 4 pontos de vantagem em relação ao rival rubro-negro e garantiu a participação nas semifinais com 4 jogos de antecipação. No domingo o destaque foi para o Vila Nova, que bateu o Morrinhos por 3x1 e, após quase um ano, chegou à segunda vitória consecutiva. De quebra, Patrick assumiu a artilharia da competição, mesmo desperdiçando cobrança de pênalti.

Os demais resultados do fim de semana mantiveram a classificação exatamente como estava. O Crac venceu a Anapolina em Catalão, por 2x1, e manteve-se na terceira posição, afundando ainda mais a Rubra na lanterna do torneio. Itumbiara e Aparecidense fizeram um confronto direto daqueles que ainda sonham com classificação, mas que não fazem por onde para alcançá-la. Empataram por 1x1 no Estádio JK e seguem, respectivamente, em 5º e 6º lugares. O Goianésia ainda é o 7º e não saiu do empate sem gols com o vice-lanterna Rio Verde.

Alguns pontos devem ser considerados numa avaliação geral do Goianão até aqui. O líder isolado Goiás começou desacreditado, mas é a única equipe que, reconhecidamente, apresentou um futebol convincente até agora. Por falar em convencer, isso é algo que o Atlético ainda não conseguiu. Está na vice-liderança, mas muito abaixo da expectativa que, antes de iniciar a competição, lhe depositaram, apontando-o como favorito ao Tricampeonato. Confesso que também me iludi com argumentos como elenco, entrosamento, reforços de qualidade e, claro, o simples fato de o Dragão ser o representante goiano na elite do futebol brasileiro. Mas, na prática, nada disso apareceu. Conseqüentemente, o favoritismo atleticano caiu. Isso é fato!

A vantagem esmeraldina não é, porém, garantia de tranqüilidade e muito menos de certeza da primeira colocação ao fim desta fase. Isso porque, em tese, os confrontos do Verde serão mais pesados que os do vice-líder. O Goiás receberá o Itumbiara neste meio de semana, fará novo clássico com o Vila Nova no domingo, depois recebe o Morrinhos e fecha com a Aparecidense, na vizinha Aparecida de Goiânia. O Atlético fará dois jogos seguidos no Serra Dourada, contra CRAC e Goianésia, e depois pega Anapolina fora e Rio Verde em Goiânia, respectivamente, lanterna e vice-lanterna.

Vamos analisar os outros prováveis classificados. Contra a Aparecidense, Vila Nova é favorito a alcançar a terceira vitória consecutiva, chegando motivado e em condição de relativo equilíbrio para o clássico do próximo domingo. Vencer o Rio Verde fora não é nada improvável e no confronto direto com o CRAC, na última rodada, o Tigre tem o mando de campo a seu favor. Resumindo: o colorado também avança. Quem talvez saia do G-4 e ceda vaga a outro concorrente é o clube de Catalão, que tem pela frente Atlético, Morrinhos, Itumbiara e Vila. O detalhe é que o CRAC só jogará em casa contra o Tricolor – partida que pode definir a classificação de um deles.

Na ponta de baixo da tabela, não vejo possibilidades de a Anapolina escapar do rebaixamento. O único adversário direto na fuga do descenso que lhe resta é o Morrinhos, na última rodada e em território alheio. No mais, encara Vila, Aparecidense e Atlético. Ou seja, pela lógica, a Rubra cai. Rio Verde também não terá vida fácil, pois joga com quem está atualmente na zona de classificação (Vila Nova e Atlético) ou ainda tem chances de se classificar (Aparecidense e Itumbiara). Se escapar, será graças a tropeços de Morrinhos e/ou Goianésia.

Palpites à parte, o futebol é jogado. Antes que alguém pergunte, não tenho bola de cristal. Apenas analisei as 4 rodadas que restam para o término da primeira fase do Goianão. Uma análise fria, considerando-se unicamente o momento vivido por cada uma das 10 equipes. Faça você também as suas apostas. Quem, além do Goiás que já se garantiu, avança às semifinais e quem será rebaixado?

2 comentários:

Anônimo disse...

Cecilia sou seu amigo no twitter, Eduardo Coelho, parabens por esta postagem, na minha opiniao, se classificam Goias, Atletico, Vila Nova em terceiro heim, e Crac, acho que caem pra segunda divisão Anapolina e Morrinhos, o Rio Verde escapa... lembrando que tambem não tenho bola de cristal rsrs... no mais uma otima semana pra nos todos e uma boa rodada de campeonato goiano, com muita paz entre as torcidas.........

Anônimo disse...

Cecilia sou seu amigo no twitter, Eduardo Coelho, parabens por esta postagem, na minha opiniao, se classificam Goias, Atletico, Vila Nova em terceiro heim, e Crac, acho que caem pra segunda divisão Anapolina e Morrinhos, o Rio Verde escapa... lembrando que tambem não tenho bola de cristal rsrs... no mais uma otima semana pra nos todos e uma boa rodada de campeonato goiano, com muita paz entre as torcidas.........