sexta-feira, 4 de maio de 2012

Goiás avança na Copa do Brasil!

O Goiás quase complicou o que parecia relativamente fácil. Após vencer o Atlético-MG no Estádio Serra Dourada por 2 x 0, o Verdão foi a Belo Horizonte, no reencontro do Galo Mineiro com a torcida no Arena Independência. O time esmeraldino precisava apenas se defender para administrar a vantagem. Acabou surpreendido pelo dono da casa logo no início da partida, mas conseguiu garantir a classificação às quartas-de-final da Copa do Brasil ainda no tempo regulamentar, mesmo perdendo o jogo por 2 x 1.

Para muitos, o sufoco foi atribuído à mudança de esquema tático do clube goiano. O técnico Enderson Moreira, que vinha escalando a equipe com apenas um atacante, tirou um meia e colocou outro homem de frente. Particularmente, não concordo com a análise de quem pensa assim. Prova disso é que o Goiás produziu infinitamente mais que o Atlético-MG, criou as principais oportunidades, mas pecou nas finalizações. Foram várias as chances reais de gol perdidas. Pelo volume de jogo apresentado pelas duas equipes, o Verde teve tudo para conquistar mais uma vitória – o que não aconteceu.

Quando a decisão parecia caminhar para as cobranças de pênalti, já nos instantes finais da partida, Felipe Amorim descontou no marcador. O gol garantiu a classificação do Goiás à próxima fase da Copa do Brasil. O time, que já eliminou Paulista-SP, América-MG e Atlético-MG, agora espera a definição de seu adversário. Ponte Preta ou São Paulo. No primeiro jogo, realizado em Campinas na última quarta-feira, a Macaca venceu por 1 x 0. A partida de volta acontece nesta quinta-feira, no Estádio do Morumbi.

Pelo que vi do confronto entre os clubes paulistas, o Goiás não precisa temer o classificado. Embora a Ponte Preta tenha eliminado o Atlético-GO na fase anterior do torneio e também tenha se destacado neste começo de temporada após tirar o poderoso Corinthians das fases decisivas do Paulistão, não chega a ter um time que imponha medo ao elenco do Verde, principalmente pela qualidade do futebol apresentado pelo esmeraldino até agora.

Quanto ao São Paulo, caso reverta a leve vantagem conquistada pela equipe de Campinas e se classifique, também não tem convencido muito sob o comando técnico de Emerson Leão. Mas alguns ingredientes seriam favoráveis a este confronto. Em termos de divulgação e renda, por exemplo, enfrentar o Tricolor Paulista seria muito mais interessante ao Goiás. Avançar às semifinais, então, teria um gostinho especial, por superar um adversário tido como superior.

Acrescentemos a isso outros pontos. O atual técnico do São Paulo teve como última equipe anterior exatamente o Goiás, e numa passagem da qual os goianos em nada se orgulham. Ao contrário, desde então, o clube esmeraldino e o ex-treinador se enfrentam na justiça, e quem tem levado a melhor, até agora, é o Verdão. Para completar, foi exatamente o São Paulo quem eliminou precocemente a equipe goiana da Copa do Brasil de 2011. Uma classificação diante do Tricolor Paulista não deixaria de significar, portanto, uma revanche.

Independentemente de Ponte Preta ou São Paulo, o atual elenco esmeraldino transmite suficiente segurança para acreditarmos em algo a mais. É competitivo, bem entrosado e conta com um técnico que tem desempenhado ótimo trabalho. Contra o Atlético-MG, o Verde não era favorito, mas conseguiu ser melhor que o adversário e garantir a classificação. Com isso, ganhou moral para a próxima fase. Eu acredito no Goiás e afirmo que o título dado a este texto não se refere à obviedade da já conquistada classificação às quartas-de-final. Mais que isso, é uma aposta que faço de que o representante goiano estará nas semifinais da Copa do Brasil! O que vier depois disso, será lucro!

Nenhum comentário: