sexta-feira, 25 de maio de 2012

Hora de pensar na Série A

O Goiás deu adeus à Copa do Brasil 2012. E o fez de cabeça erguida! Foi eliminado pelo São Paulo – adversário que já era considerado favorito -, mas não se entregou facilmente. Foi guerreiro! Lutou, acreditou, tentou. Teve o apoio da torcida, que coloriu de verde e branco a maior parte do estádio Serra Dourada, mesmo sabendo da difícil missão esmeraldina. Torcida que não se deixou abater pela eliminação e que segue acreditando no time.

Para chegar à fase semifinal do torneio, o Verdão precisava vencer o Tricolor Paulista por, no mínimo, 3 x 0 no tempo regulamentar, ou devolver o resultado de 2 x 0 sofrido no Morumbi, o que levaria a decisão para os pênaltis. Foi um jogo de grandes oportunidades, com o visitante administrando a vantagem conquistada no primeiro confronto e apenas explorando os contra ataques, jogando em cima dos erros do adversário.

Necessitando vencer, o Goiás saiu na frente e abriu o placar com Ricardo Goulart, artilheiro da equipe na temporada e eleito melhor jogador do Campeonato Goiano. Mas não deu tempo nem de comemorar. O São Paulo empatou no minuto seguinte, com belo gol de Jadson. O que já era difícil passou a parecer impossível. O gol sofrido praticamente sepultou as pretensões esmeraldinas de avançar na competição.

O segundo tempo começou morno, com o Verde aparentemente abatido. Aos 12 minutos, após cobrança de escanteio, o zagueiro Rhodolfo marca para a equipe paulista. A arbitragem, porém, assinala falta de ataque. Segue o empate e o Goiás volta a se encontrar no jogo. Mas é o São Paulo quem de novo balança as redes, com Cortez. Se a classificação já estava descartada, a honra deveria prevalecer. Incentivado pela torcida, o time goiano foi em busca de um melhor resultado.

O gol de empate aconteceu aos 36 minutos da etapa final. Diga-se de passagem, um golaço do lateral esquerda Egídio! Não houve tempo suficiente para mais nada. Fim de jogo. Goiás 2 x 2 São Paulo. Tricolor avança e fará a semifinal com o Coritiba. Já o Verde, agora, volta o foco ao seu principal objetivo na temporada: retornar à elite do futebol brasileiro.

Particularmente, entendo que o Goiás descartou a classificação na Copa do Brasil ainda no Morumbi, quando atacou, criou oportunidades, mas pecou pela ineficiência nas finalizações. Também foi penalizado pelas falhas individuais em seu setor defensivo. Com um melhor resultado no primeiro jogo, talvez o alviverde tivesse maior sorte neste meio de semana.

Avaliar os erros passados, porém, só servirá para evitar que eles se repitam. Não existe crise. A campanha esmeraldina na Copa do Brasil foi altamente positiva e a eliminação normal, considerando-se o adversário em questão. O momento é bom, com o time buscando recuperar a condição de maior e melhor do Estado. No âmbito regional, isso aconteceu com a conquista do Goianão. Nacionalmente, há uma dura Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, que já começou. Então, hora de pensar para frente. Goiás volta o foco à Série A, onde quero acreditar que o clube estará em 2013.

Nenhum comentário: