quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Dragão mostra novo fôlego

Um resultado que surpreendeu muita gente. Contra o Campeão da Libertadores, Corinthians, e em pleno Pacaembu, o Atlético-GO conquistou um heróico empate por 1x1. Heróico pelo favoritismo do adversário, principalmente considerando-se as limitações técnicas do clube goiano e, claro, sua posição na classificação geral deste Brasileirão. Mas, ficou a nítida sensação de que poderia ter sido ainda melhor!

O rubro-negro começou bem no jogo. Depois, cedeu espaços ao Timão que, no entanto, não chegava com muito perigo. Os lances mais agudos, embora em menor quantidade, foram protagonizados pelo Atlético. Mas o Dragão mostrou que recuperou o fôlego foi na segunda etapa. Saiu à frente no marcador, com gol de Ricardo Bueno, teve maior posse de bola e pressionou muito mais que os donos da casa. O empate corintiano, entretanto, acabou acontecendo, após o time paulista recuperar o domínio da partida.

O Corinthians foi pra cima do Atlético-GO, mas esbarrou numa defesa atenta. Se a vitória não foi administrada e confirmada, algumas observações neste empate merecem destaque, valorizando o ponto conquistado pela equipe de Goiás. Nas últimas atuações o grupo visivelmente mostrava sinais de cansaço na etapa complementar. Como se diz no meio futebolístico, faltavam pernas aos jogadores. Também era comum ver o time recuar e, de certa forma, chamar o adversário pra cima de si. Nada disso aconteceu!

Se comparado com outros jogos, os atletas chegaram praticamente inteiros ao fim da partida. Tanto que, com o ótimo rendimento apresentado, o técnico Jairo Araújo demorou a processar as alterações. A postura tática também não foi comprometida. O Atlético teve boa posse de bola e continuou a criar chances reais de gol. O Dragão mostrou que pode recuperar o fôlego para seguir sua luta contra o rebaixamento.

O comportamento do time contra o Corinthians sugere boas expectativas para o jogo do próximo fim de semana, também no Pacaembu, diante do Santos. O Peixe ainda tem oscilado neste Campeonato Brasileiro e sente a ausência de destaques importantes, a começar por seu grande craque, Neymar, que integra a delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres. Não duvido da possibilidade de mais 3 pontos para o retorno a Goiânia, principalmente se o Atlético-GO repetir a atuação desta última rodada.

Em dois jogos seguidos contra paulistas e fora de casa, 4 pontos seria algo além das expectativas. Daria novo ânimo para a seqüência da competição e apontaria para uma recuperação da equipe. A situação do Dragão é delicada, preocupante, mas não desesperadora. Ainda há muita bola pra rolar. Tudo, porém, depende do próprio time. Há limitações técnicas, isso é fato! Mas raça, determinação e vontade de se superar também pesam no futebol! E é isso que espero do representante goiano na elite nacional!

Um comentário:

Luiz Antonio disse...

Cecília, assim como o Dragão resurgiu das cinzas em 2005, nao duvide, ele vai sair desse burado e respirar melhor la em cima no meio da tabela...e olha vou te antecipar o placar de amanha contra os mineiros... 1 x 0.Pro Dragao....rsrs