quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Dragão e seus heróis da resistência

O duelo entre os Atléticos pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A foi eletrizante. E terminou com mais um empate heróico do rubro-negro goiano. O confronto do líder contra o lanterna ficou no 1 x 1. Para o ídolo do time mineiro, Ronaldinho Gaúcho, resultado não foi justo. Discordo! O Galo produziu muito e criou inúmeras oportunidades. Foi um franco atirador! Mas o Dragão soube se superar e, principalmente, suportar. Os jogadores atleticanos foram verdadeiros heróis da resistência!

Os empates contra Corinthians e Santos, nas duas rodadas anteriores, disputadas no Estádio do Pacaembu, foram motivação para que o Atlético-GO tentasse surpreender o xará mineiro. E conseguiu! O resultado óbvio em confronto de tamanha disparidade, em se tratando de elenco e aproveitamento na competição, seria uma vitória do Galo. Mas o Dragão começou incendiando! Aos 9 minutos, uma bela assistência de Joilson resultou no golaço de Ernandes, abrindo o marcador para os donos da casa. Aos 15, Raylan desperdiçou a chance de ampliar. Este segundo gol fez uma falta gigantesca!

Em atitude impensada, Joilson, que até então era destaque na partida, agrediu Leandro Donizete, sem bola, e acabou expulso aos 20 minutos. Aí começou o sufoco... Só dava Atlético-MG, que rapidamente chegou ao empate com Bernard. A pressão seguiu até o fim do primeiro tempo, com Jô mandando bola na trave, finalizando pra fora e também o goleiro Márcio fazendo boas defesas.

A segunda etapa repetiu o sufoco: o mineiro pressionava enquanto o goiano se defendia. O sofrimento rubro-negro foi prolongado por 5 minutos de acréscimo. Mas, apesar do visível cansaço, o Dragão não se rendeu. Os jogadores se superaram e resistiram bravamente! Destaque para Ernandes, que foi o retrato fiel da raça e superação de todo o grupo. Fera do jogo!

Se por um lado este empate não refletiu em grandes mudanças para o Dragão na classificação geral, por outro, renovou os ânimos de jogadores, comissão técnica e torcedores. Considerando-se que a reação atleticana na temporada passada começou nesta mesma altura do campeonato, o rebaixamento está longe de ser sacramentado. Não custa acreditar e torcer por novas apresentações de resistência heróica e superação!

O termo heróis da resistência usado neste texto para definir os atletas da equipe goiana não faz nenhuma referência à banda brasileira liderada por Leoni na década de 1980. Mas, pela transpiração e raça dentro das quatro linhas, é bem possível tomar emprestados alguns versos da canção Dublê de Corpo e interpretá-los como um recado do time para a torcida rubro-negra, que já teme pelo descenso: “Se você ainda acreditar, eu prometo dublar seu corpo. Te proteger, te poupar das dores, te devolver o amor em dobro. Não se ama, amor, em vão”!

Nenhum comentário: