segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Dragão sem poder de reação

Bem que eu queria acreditar até o último instante. Mas, em se tratando da permanência do Atlético-GO na Série A do Campeonato Brasileiro, minhas esperanças diminuem a cada rodada. É verdade que ainda faltam 15 jogos e há tempo para a contratação de reforços. Mas, sinceramente, se o Dragão escapar do rebaixamento será a custa de muito sofrimento. E sorte!

O time, que sofreu várias e radicais mudanças ao longo da competição, demorou demais para apresentar um futebol convincente e, ainda assim, seguiu oscilando em apresentações de altos e baixos, alternadamente em cada tempo das partidas disputadas. Não houve um jogo no qual pudéssemos dizer que o Atlético foi soberano do início ao fim. Via de regra, quando o rubro-negro se apresenta bem no primeiro tempo, cai de produção na segunda etapa. E vice versa.

Mais uma vez, a história se repetiu com a Portuguesa. Jogando no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, o Atlético-GO abriu o placar com Marcos e chegou a ampliar com Patrick que, no entanto, teve o gol anulado, graças ao erro da assistente Nadine Câmara Bastos. O centroavante estava em condição legal! Errou a arbitragem.

Mas, devemos reconhecer que não foi este o único motivo do empate contra a Lusa. O goleiro Márcio falhou na defesa, alguns jogadores atuaram abaixo do esperado, oportunidades reais de gol foram desperdiçadas e, pra completar, o adversário se mostrou superior na segunda etapa do jogo. Como conseqüência deste 1x1, o Dragão segue na última posição, de onde parece cada vez mais difícil (pra não dizer impossível) sair.

Se o início do Brasileirão foi ruim para o Atlético-GO, as primeiras rodadas do returno têm sido ainda piores. Nos últimos quatro jogos, acumulou 3 derrotas consecutivas e este empate. Por sinal, é a 8ª vez que o time termina uma partida em condição de “igualdade” com o adversário. Vitórias? Apenas 3 conquistadas! Em resumo: um desempenho muito abaixo do esperado para se pensar em manutenção na elite nacional.

Também é importante acrescentar, no comparativo entre os dois turnos da competição, que alguns dos chamados concorrentes diretos vivem um momento positivo e de recuperação, a exemplo do Bahia, enquanto o Dragão segue a passos lentos, ou quase estacionado. Já são 8 pontos de diferença em relação ao Coritiba, primeiro clube fora da zona do rebaixamento e, também, próximo adversário do rubro-negro goianiense. Menos mal que a partida acontece em casa. Será??? A torcida não esconde a insatisfação, o que pode ser comprovado com o “recorde” de pior público deste Brasileirão: 891 pagantes.

Eu sei que é preciso pensar jogo a jogo, mas já me preocupa a sequência da tabela. Após receber o Coxa na próxima quarta-feira, o Dragão terá que viajar para enfrentar ninguém menos que o atual líder do Brasileirão, Fluminense. O detalhe preocupante é que, até agora, o Atlético-GO não venceu fora de casa. O que dizer mais? Apenas que a sorte vire a favor do Dragão, pois irá precisar!

Nenhum comentário: