domingo, 25 de novembro de 2012

Goiás de volta à elite. E com estilo!

Um empate contra o Joinville seria mais que suficiente para o Goiás levantar o título desta Série B. Mas, diante da torcida esmeraldina, que novamente lotou o Estádio Serra Dourada, a vitória de virada por 2 a 1 coroou o trabalho de toda uma temporada. O Verdão fecha com muita festa o ano de 2012, após escrever mais um capítulo importantíssimo de sua história.

Entendo que a palavra chave para traduzir este momento é planejamento. O Goiás abriu mão de buscar o acesso no ano passado para, primeiro, se reestruturar. Foi uma decisão inteligente. Amargou um segundo ano na Série B, priorizando o saneamento financeiro do clube. E arriscou. Ou melhor, apostou!

Acreditou no trabalho de um técnico que chegou contestado. Para muitos, Enderson Moreira não era um treinador condizente com o tamanho do Goiás. Mas foi ele quem conseguiu os melhores resultados com o limitado time que pegou ainda em 2011. Penso até que se tivesse assumido o comando da equipe três rodadas antes, o bate-volta teria sido possível. No entanto, as coisas acontecem no momento certo! Talvez o Goiás não estivesse suficientemente preparado para retornar à elite. Agora está!

É possível dizer que o elenco também foi uma aposta. O Verdão não investiu em contratações excessivamente caras e midiáticas. Ao contrário. Buscou, em grande parte, jogadores considerados de menor expressão e valorizou os chamados pratas da casa. Do time titular nesta reta final do Campeonato Brasileiro, quatro destaques foram formados no próprio clube: a dupla de zaga Ernando e Walmir Lucas, e os volantes Thiago Mendes e Amaral. Este último, inclusive, alçado ao posto de capitão da equipe.

Por diversas vezes, foi incômodo ver o atacante Iarley, campeão mundial com o Internacional (2006), no banco de reservas para dar lugar ao consideravelmente inferior Renan Oliveira. Preferência ou opção tática de Enderson Moreira, fato é que deu certo. E, quando o rendimento do titular comprometia o do grupo, o reserva de luxo entrava para resolver. Para não fugir à regra, isso se repetiu na despedida do Goiás da atual temporada, com Iarley marcando o gol da virada!

Cada peça no elenco esmeraldino teve sua importância, proporcionando o encaixe perfeito em relação às demais. Só para citar alguns, o veterano e comprovadamente em forma goleiro Harlei, os laterais Vitor e Egídio, o meia Ricardo Goulart e, claro, o atacante e artilheiro do time, Walter, que, visivelmente acima do peso, deu trabalho às defesas adversárias e premiou a torcida com belíssimos gols.

Administrativamente, o Verdão também se mostrou vitorioso. A união entre dirigentes prevaleceu, o planejamento traçado foi executado à risca e todos falaram a mesma língua. Ao contrário do que aconteceu em 2010 e que contribuiu diretamente para a queda do clube. A atual diretoria também investiu alto em premiações, fora os salários, pagos religiosamente em dia. Tudo isso refletiu positivamente dentro das quatro linhas!

Para completar o conjunto da obra, a torcida esmeraldina foi um show à parte! Atendeu a todos os chamados feitos pela diretoria, por meio de promoções nos valores dos ingressos, e invadiu o Serra Dourada. Gritou, torceu, vibrou... Comemorou! E com méritos!

Foi um ano de apostas, sim. Mas o “bilhete” premiado não dependeu exclusivamente da sorte. Os resultados aconteceram devido à competência de cada um, aliada à uniformidade do todo. Um grupo coeso que fez de 2012 uma temporada irretocável. Comemore torcedor! O Goiás está de volta à elite e chega com as honras do título conquistado. Após 13 anos, celebra o Bicampeonato da Série B, mas sem a menor pretensão de disputar o Tri. Parabéns, Verdão!

Nenhum comentário: