segunda-feira, 18 de abril de 2011

Atlético ainda é favorito ao Bicampeonato Goiano?

Terminada a primeira fase do Campeonato Goiano de 2011, talvez seja este o principal questionamento: o Atlético ainda é favorito ao título? Antes de responder, cabe uma rápida análise a respeito dos quatro semifinalistas.

Seguindo a ordem de classificação, começo pelo Dragão. Antes de a bola rolar no torneio, era quase unânime o favoritismo rubro-negro. Durante boa parte desta primeira fase, a equipe reafirmou isso. Disparou na pontuação e se garantiu na primeira posição. Classificou-se à semifinal por antecipação e pode, inclusive, se dar ao "luxo" de despencar de produção, sem ter ameaçado o seu posicionamento.

Mas o Atlético acabou perdendo em credibilidade. Contando com o Santa Helena neste domingo, são cinco derrotas consecutivas, incluindo as duas para o Coritiba pela Copa do Brasil. Trocaram Renê Simões por PC Gusmão e a situação parece ter piorado. Baixo rendimento, baixa qualidade e, podemos inferir, baixa auto-estima.

Na contramão da queda vertiginosa do Dragão, os outros três classificados cresceram no momento certo. Quem menos convencia, algumas rodadas atrás, era o Vila Nova. Mas foi exatamente ele quem garantiu a segunda posição e, consequentemente, a vantagem de, assim como o Atlético, jogar por dois resultados iguais na semifinal.

O Tigrão também trocou de treinador, mas o efeito foi indiscutivelmente melhor. Após a queda de Zago, Edmar Vasconcelos assumiu o comando técnico do time e se firmou no cargo graças aos resultados positivos: três vitórias e um empate. Somando-se a isso, os reforços corresponderam, garantindo a melhoria da qualidade técnica. Destaque para Paulo César.

Classificado em terceiro lugar, o Goiás somou a mesma quantidade de pontos que os antecessores e rivais: 36. Certamente, chorou os tentos perdidos para equipes tecnicamente inferiores, a exemplo do Morrinhos. Ainda assim, teve bom saldo. Mas, pelo bom momento, terá que dividir as atenções entre as semifinais do Goianão e as oitavas de final da Copa do Brasil, competição pela qual enfrenta o São Paulo nesta quarta-feira, no Estádio Serra Dourada.

O Verdão tem como grande diferencial a sequência de trabalho do técnico Artur Neto, a meu ver, o melhor deste torneio. Além, claro, de alguns talentos revelados, a começar por Felipe Amorim. Também tem como vantagem o fato de ter sido a única equipe entre as quatro classificadas a vencer todos os concorrentes que se garantiram na próxima fase.

Terminando a breve avaliação dos semifinalistas, a Anapolina, quarta colocada, chega com moral. Pela campanha que fez, poderia inclusive ter terminado a fase em primeiro lugar, não fosse o chamado "corpo mole" que os jogadores fizeram algumas rodadas atrás para derrubar o ex-técnico Arthurzinho.

Mais que isso, considerando-se o confronto direto entre os quatro classificados, a Rubra fez valer a alcunha de Xata e teve disparado o melhor desempenho. Por falar nisso, Anapolina faz a semifinal contra Atlético, adversário de quem roubou os 6 pontos disputados por eles na primeira fase. Se valesse apenas o retrospecto recente, o representante de Anápolis já estaria garantido na finalíssima. Mas, em se tratando de fase decisiva, a história pode ser diferente.

Até aqui, poderíamos afirmar que os quatro semifinalistas chegam quase em condições de igualdade. Quase. As vantagens que o regulamento da competição proporciona aos primeiro e segundo colocados podem ser fundamentais. Atlético e Vila enfrentam, respectivamente, Anapolina e Goiás e jogam por dois resultados iguais, ou seja, dois empates.

No caso do Dragão, pesa ainda o mando de campo do segundo jogo, que será no Serra Dourada. Nesse sentido, podemos dizer que, para Vila Nova e Goiás o campo é neutro. O Tigrão tem outro ponto a seu favor: o fato de o Verdão ter que se dividir entre duas competições.

Então, vamos ao que interessa. Respondendo à pergunta que dá título a esta análise, o Atlético deixou de ser favoritaço ao título. Mas, acreditando que a diretoria rubro-negra e o técnico PC Gusmão vão dar uma "sacudida" neste elenco e, ainda, que o regulamento favorece o Dragão, continuo apostando minhas fichas no Atlético, embora com receios... E você, aposta em quem?

Um comentário:

AL-Chaer disse...

Prezada Cecília Barcelos,

Sou ouvinte da Rádio 730, desde o tempo que era Rádio K. Na verdade, ouço programas esportivos em rádio desde 1973, ou seja, há muito ouço seus colegas de rádio.

Passo aqui para elogiar sua performance à frente do microfone. Suas intervenções são muito equilibradas e o que mais me impressionou é que você tem respostas rápidas para os diversos assuntos, justificando com objetividade e coerência as suas análises.

Parabéns! Os programas esportivos da Rádio 730 ficaram muito mais ricos com a sua contratação.

Eu não sou jornalista. Sou Engenheiro Civil e Professor Universitário, mas antes disto, já era apaixonado por Futebol.

Mantenho um blog sobre Futebol. Para quando tiver tempo, convido-a a fazer uma visitinha no "Futeb-AL-Chaer". O "link" é:

http://futeb-al-chaer.blogspot.com/

Grande AL-Braço!
AL-Chaer