terça-feira, 1 de novembro de 2011

Vila Nova x Goiás – Clássico em clima de decisão

Os rivais goianos entram em campo pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B, nesta sexta-feira, num clássico que promete grandes emoções. Tanto para Vila Nova quanto para Goiás, só a vitória interessa. O primeiro porque, para escapar do rebaixamento, necessita, obrigatoriamente, alcançar 100% de aproveitamento nesta reta final da competição. O outro para alimentar o sonho de retornar à elite do futebol nacional ainda este ano.

A recuperação do Goiás nas últimas rodadas é notória. Foram 5 vitórias em 8 jogos, disputados quase todos contra adversários que estão em melhores posições na classificação geral. A exceção foi o já rebaixado Duque de Caxias, goleado de virada pelo Verdão por 4x1, na última sexta-feira. Nos 3 confrontos restantes desta amostragem, derrotas para a líder Portuguesa, que já se garantiu na Série A de 2012, BOA-MG e Vitória-BA.

Neste returno, das 9 equipes que estão à frente, o esmeraldino perdeu também para o Náutico e ainda encara o Bragantino, pela 36ª rodada. Por enquanto, 50% de aproveitamento contra os reais concorrentes pelo acesso. Descartando-se a Portuguesa, que já se garantiu, o percentual aumenta. O que, associado aos recentes resultados, alimenta o sonho dos torcedores. A sorte também precisa ajudar, mas o Goiás necessita vencer os 5 jogos restantes (incluindo o clássico), se quiser acreditar no retorno à Série A.

Na contramão do acesso, o Vila Nova aposta as últimas fichas exatamente contra o maior rival. O simples empate oficializa o rebaixamento do colorado à Série C. Uma vitória - resultado surpreendente, considerando-se os momentos distintos vivenciados por ambos -, mantém o Tigre respirando, ainda que por aparelhos. De quebra, sepulta a possibilidade de o Goiás voltar à elite nacional ainda este ano.

Mais que uma sobrevida, a vitória (difícil, mas não impossível) do time vilanovense recobraria os ânimos colorados e, certamente, seria comemorada quase como título. Ao menos o Vila teria uma conquista em 2011, o que, pela rivalidade, seria um alento aos torcedores. Depois, poderia até cair, já que dificilmente conseguiria todos os resultados que precisa para evitar o triste fim. Entregar-se sem reação ao rival, porém, é algo quase impensável.

Se até agora o Tigre não mostrou suas garras e muito menos um futebol competitivo, em tese, diante do Verdão deverá apelar para a superação. Apesar da falta de qualidade técnica do elenco, não acredito que o mesmo torne-se presa fácil ao clube esmeraldino. Não neste momento. Até por uma questão de honra! Se é que há preocupação dos jogadores em defender o que lhes resta.

Fato é que, se o Goiás confirmar seu favoritismo diante do Vila e vencer, ninguém poderá atribuir ao Verde o rebaixamento colorado. O mesmo já aconteceu faz tempo. Na linguagem comum do futebol, só milagre pode mudar o destino vilanovense. Sendo assim, que as motivações para o clássico sejam determinadas pelos objetivos particulares de cada equipe: um na luta pelo acesso; outro na fuga do descenso. No mais, que a rivalidade seja apenas o tempero dessa mistura, dentro das quatro linhas. E que tenhamos um clássico pautado pela paz!

Nenhum comentário: