sexta-feira, 7 de maio de 2010

Começa o Brasileirão 2010!

O que não vai faltar este ano é futebol. Mal terminam os estaduais e começa o Campeonato Brasileiro. Sem contar, Libertadores e Copa do Brasil, que ainda estão rolando. Em junho vem a Copa do Mundo da África do Sul, talvez o único momento em que o patriotismo brasileiro fique realmente evidente. Mas, por hora, vamos falar de Brasileirão.
Para o Vila Nova, a corrida pelo acesso à elite do futebol nacional começa hoje à noite, no estádio do Canindé, em São Paulo, contra a Portuguesa. Para esta Série B, o Tigrão fez algumas mudanças no elenco, em relação ao time que disputou o Campeonato Goiano, terminando na terceira colocação. E, vendo os dois principais rivais na primeira divisão, o objetivo no torneio não pode ser outro a não ser subir também.
Diferentemente dos dois últimos anos, com Vasco e Corinthians, a Série B de 2010 não terá a presença de nenhum grande clube do eixo Rio-São Paulo e nem de outros Estados com maior destaque no futebol, como Minas Gerais, por exemplo. O que não é garantia de que o páreo será mais fácil.
Antes disso, podemos dizer que o torneio será, ao menos em tese, mais equilibrado, porém, bastante competitivo. Quem caiu ano passado, obviamente pretende voltar à elite. E quem já está na Segundona há mais tempo, se esforça para sair dela.
O colorado goianiense deve isso ao torcedor, pois, duas temporadas atrás passou muito perto de garantir o acesso e acabou desperdiçando a oportunidade na reta final da competição. Agora, vendo Goiás e Atlético na Série A, lutar pelo acesso passa a ser mais que uma obrigação.
A estreia não será nada fácil, contra a Lusa e fora de casa. Mas isso não deve ser motivo para desacreditar em um bom resultado. A motivação, associada a um bom futebol, pode provocar surpresas. Boa sorte ao técnico Edson Gaúcho e seus comandados hoje à noite contra a Portuguesa! Para o Tigrão, o Brasileiro já começou. Jogue com raça, Vila Nova!

Nenhum comentário: