sábado, 20 de março de 2010

Atlético – Líder e embalado na temporada

Motivado com a empolgante partida que fez e a vitória diante do Bahia (2 x 0) pela Copa do Brasil na última quarta-feira, o Atlético volta a campo neste domingo pelo Campeonato Goiano. O visitante da vez no Estádio Antônio Accioly é o CRAC de Catalão. Se vencer, o Dragão reafirma seu favoritismo e pode novamente disparar na liderança isolada da competição, dependendo dos outros resultados da rodada.
Faltando apenas quatro partidas para o encerramento desta fase do torneio, qualquer pontinho conquistado pode fazer uma enorme diferença – tanto para quem luta por classificação à semifinal, quanto para quem foge do rebaixamento. Especificamente no caso das duas equipes em questão, a qualidade técnica é nivelada por cima e ambas sinalizam desde o início que deverão passar à próxima fase.
Por todos os fatores possíveis de análise, o rubro-negro goianiense é, sem dúvida alguma, o favorito neste confronto. A começar pelo mando de campo e o conseqüente apoio da torcida, passando pelo peso e a tradição da camisa campineira, até a força inquestionável do elenco. Tem também a necessidade de vencer, após ter cedido o empate ao Morrinhos na rodada anterior. Um único detalhe favorece ao CRAC neste duelo: o fato de ter sido o time responsável por uma das três derrotas do Atlético, em partida válida pela 5ª rodada do primeiro turno. A possibilidade de revanche, no entanto, não deixa de ser um fator motivacional a mais ao clube da capital.

A lógica é que o líder vença!

A matemática é uma ciência exata. E ela favorece consideravelmente o Atlético. Basta comparar! Líder, com 25 pontos, resultantes de 7 vitórias, 4 empates e 3 derrotas; 39 gols marcados e um saldo positivo de 18 gols. O CRAC, terceiro colocado, também perdeu apenas 3 vezes, empatou uma a mais e venceu uma a menos; marcou 21 gols, sofreu 23 e tem saldo negativo de 2. Traduzindo: o Dragão tem melhor desempenho, maior poder de artilharia e uma defesa um pouco menos ruim.
Reforçando a lógica do favoritismo rubro-negro, vamos considerar mais alguns números. Desta vez, associados ao fator mando de campo. Como visitante, o clube de Catalão venceu apenas duas vezes este ano, contra Canedense e Morrinhos, ambas por 2 a 1. Empatou outras duas partidas, por 1 a 1, contra Trindade e Itumbiara. Amargou 3 derrotas, sendo uma simples para a Anapolina (1 a 0) e duas goleadas de Vila Nova e Santa Helena, respectivamente 4 a 0 e 5 a 1.
O Atlético, por sua vez, é um anfitrião nada cortês. Empatou dois jogos em 2 a 2, ao receber Itumbiara e Trindade. Conquistou 5 vitórias pra lá de convincentes, apresentando-se a seus adversários como um verdadeiro rolo compressor. Apenas nos clássicos contra Goiás e Vila Nova o placar terminou um pouco mais apertado: 2 a 1 sobre o Verdão e 3 a 2 no Colorado. Os outros foram de goleada. Morrinhos, Santa Helena e Canedense, utilizando uma expressão popular, quase perderam o caminho de casa. O primeiro apanhou sem reação num 5 a 0; o Fantasma foi assombrado por 4 a 2; e os vizinhos de Senador Canedo até fizeram um gol de honra, mas sofreram outros 8!
Para completar, jogando em casa, o Dragão segue invicto! Se a lógica prevalecer, no confronto deste domingo, a vitória será do Atlético.

Nenhum comentário: