domingo, 28 de março de 2010

Vila Nova x Goiás - Mais rivais que nunca!

O principal jogo da penúltima rodada da fase classificatória do Campeonato Goiano de 2010, sem dúvida alguma, é o clássico Vila Nova x Goiás, neste domingo. A partida acontece às 16h no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga. Além da já tradicional rivalidade entre as equipes, o confronto ganha maior proporção por valer a permanência no grupo formado pelos quatro primeiros colocados que se classificam para a semifinal.
Embora o mando de campo seja colorado, isso não garante total favoritismo ao Tigrão. Afinal, clássico é clássico e o retrospecto do Vila Nova contra os rivais da Capital este ano não é nada bom. O time atuou bem contra o Atlético, mas perdeu as duas partidas que disputou com o Dragão, por 3 a 1 no OBA e 3 a 2 no Antônio Accioly. Também foi derrotado pelo Goiás, na Serrinha, por 2 a 0.
A torcida vilanovense certamente fará bonito, incentivando a equipe rumo à classificação. Estão todos motivados e confiantes diante do crescimento do Vila. Nesta reta final, os comandados do técnico Edson Gaúcho conseguiram a melhor sequência de resultados do ano: três vitórias consecutivas, contra Canedense (1 a 2), Trindade (2 a 1) e Anapolina (3 a 0). Esta última foi determinante, pois o Tigrão eliminou um adversário direto na disputa por uma das vagas.
Quando quase ninguém acreditava mais no Vila Nova, que chegou a ficar a apenas 1 ponto da zona de rebaixamento, veio a surpreendente reação. Em campo, o volume de jogo melhorou consideravelmente e os resultados positivos aconteceram. Até mesmo atletas menos experientes tem dado sua contribuição, como o jovem Thalles, que marcou o terceiro gol da equipe contra a Xata e o primeiro dele como profissional.

O Verdão

Na contramão do crescimento colorado, o Goiás deu sinais de fragilidade. Depois da difícil vitória contra o Morrinhos (3 a 2) pela 6ª rodada do returno, o Verdão caiu diante do Santa Helena, perdendo pelo mesmo placar na casa do adversário. Agora, estando apenas 2 pontos à frente do Vila Nova, o clube esmeraldino se sente ameaçado por seu maior rival. Diante dessa dura realidade, só a vitória interessa.
A verdade é que o Goiás ainda não mostrou um futebol à altura de seu elenco e da estrutura do clube. A qualidade em campo tem deixado a desejar. Prova disso foram as dificuldades apresentadas diante de adversários menores, como Anapolina e Morrinhos, por exemplo. Só para a Xata, o Verdão perdeu duas vezes este ano! Contra o Santa Helena não há o que falar. O Fantasma segue invicto em casa e, ao mostrar-se superior ao principal time do Estado, assumiu temporariamente a liderança da competição.
A derrota na última quinta-feira, porém, teve outro agravante para o Goiás. Ele mesmo garantiu o Atlético antecipadamente na fase semifinal. E olha que o Dragão, inacreditavelmente, havia perdido para o Trindade na noite anterior. Se prevalecer o peso da camisa e o retrospecto recente no confronto entre Vila Nova e Goiás, o Verdão leva a melhor neste domingo.
Uma vitória sobre o Tigrão dá aos esmeraldinos a vantagem de jogar por um empate na última rodada ou até mesmo perder, caso o Crac tropece novamente neste fim de semana. Mas aí seria contar demais com a sorte... O Goiás só depende dele mesmo para se classificar. Basta eliminar os dois adversários que lhe restam nesta fase, já que ambos são concorrentes diretos.

O duelo

Desfalcado de dois dos seus principais jogadores (o atacante Roni está contundido e o lateral Michel suspenso), o Vila Nova terá que se superar em campo para alcançar a primeira vitória em clássicos neste ano. Quem entrar pro jogo terá que suprir as ausências dos companheiros, técnica e taticamente. A motivação é a principal arma colorada, já que o time vem de excelentes resultados.
O Goiás, por sua vez, precisa mostrar um futebol superior ao apresentado nas últimas rodadas, ou novamente poderá ser surpreendido. A esta altura do campeonato, não dá pra deixar só por conta do peso e da tradição da camisa esmeraldina. O Verdão precisa vencer e convencer.
Quem superar este duelo, automaticamente se garante no G-4 e dá um passo a mais rumo à próxima fase. Quem perder, no entanto, praticamente se despede do Goianão 2010. Com uma importância tão grande, o jogo promete ser pegado, além de reservar grandes emoções aos torcedores. Tomara que estas expectativas não sejam frustradas e que possamos prestigiar, de fato, um grande espetáculo esportivo. Façam suas apostas e que vença o melhor!

Nenhum comentário: