sexta-feira, 26 de março de 2010

Matemática do Goianão

Faltando duas rodadas para o término da fase classificatória do Campeonato Goiano de 2010, algumas análises podem ser feitas. A começar pela ponta de cima da tabela, com quem já carimbou o passaporte para seguir adiante.
A vitória por 3 a 2 sobre o Goiás, na última quinta-feira, não só resultou na liderança para o Santa Helena, como também o garantiu na semifinal do Goianão com duas rodadas de antecedência. Para a classificação antecipada, o Fantasma só dependia dele próprio. Soube administrar bem a invencibilidade em seu mando de campo e carimbou o passaporte para a próxima fase da competição. Já a liderança veio de brinde, com o tropeço do agora vice-líder Atlético.
Este, porém, mesmo após perder para o Trindade por 4 a 2, contou duplamente com a sorte ao assistir as derrotas do Crac e do rival Goiás. Graças a esta combinação de resultados, o Dragão também já está garantido nas semifinais do Goianão. A disputa entre ele e o Santa Helena, agora, é pela primeira posição, de olho nas vantagens que a mesma pode oferecer na continuidade do torneio: jogar por dois resultados iguais e fazer a partida decisiva em casa.
Os dois classificados chegaram a esta condição com méritos. O Atlético porque foi, indubitavelmente, a melhor equipe do campeonato. O Fantasma porque cresceu no momento certo. Vale lembrar, ainda, que o Santa Helena na temporada passada fez uma excelente campanha no Estadual. Só não foi à semifinal porque a fórmula de disputa era outra, com os clubes divididos em grupos, classificando-se dois de cada. Como estava no grupo mais forte acabou ficando de fora, mesmo tendo feito mais pontos que o Itumbiara.

Quase lá
A rodada do meio de semana acirrou ainda mais a disputa pelas duas vagas restantes para as semifinais do Goianão. Com a derrota sofrida para o agora líder Santa Helena, o Goiás se manteve na terceira posição, com 25 pontos. Mas isso só foi possível porque o Crac caiu diante do Morrinhos, perdendo em casa por 2 a 0, e mantendo-se 2 pontos atrás do Verdão e em quinto lugar.
Quem entrou na briga com vontade foi o Vila Nova. Conquistou a terceira vitória consecutiva, batendo a Anapolina por 3 a 0, e entrou para o G-4. Praticamente eliminou da disputa um concorrente direto (Xata) e agora pretende fazer o mesmo com o maior rival.
Matematicamente, quatro equipes duelam por duas vagas: Goiás, Vila Nova, Crac e Anapolina. Esta última, no entanto, só segue adiante por milagre. Neste domingo, a Xata é favorita contra a Canedense em Anápolis, mas tem tudo para perder depois pro Atlético no Accioly. Ou seja, está praticamente fora da disputa.
Consideramos então os outros concorrentes e vejamos as possibilidades de cada um. O Goiás, embora seja o mais bem posicionado no momento, é quem tem a missão mais difícil, pois precisa enfrentar os dois adversários diretos. Faz o clássico com o Tigrão neste domingo e fecha com o Crac, na Serrinha, uma semana depois.
O Vila Nova, na última rodada, viaja para encarar o já classificado Santa Helena, que pode até poupar jogadores para a fase seguinte. Analisando até aqui, quem vencer o clássico nesta rodada, praticamente se garante, necessitando apenas empatar no último jogo.
Quanto ao Crac, além do Verdão no encerramento da fase, precisa se garantir vitorioso contra o Trindade em Catalão. Resumindo: Goiás, Vila Nova e Crac só dependem deles próprios para seguir adiante. Os dois que somarem mais pontos vão à semifinal.

Emoção até o fim
Já era esperado que o Campeonato Goiano de 2010 seria bastante competitivo, principalmente por causa da mudança na fórmula de disputa durante a fase classificatória. O torneio por pontos corridos oferece muito mais emoção e, até certo ponto, parece também mais justo.
O melhor time, aquele que consegue, na prática, se mostrar superior aos demais adversários, sempre se garante entre os primeiros. Caso do Atlético que é, incontestavelmente, o melhor goiano da temporada. Quem recupera o fôlego e cresce na reta final quase sempre chega, a exemplo do Santa Helena.
Em contrapartida, há agremiações que começam muitíssimo bem, passam várias rodadas na ponta de cima da tabela e, na hora do vamos ver, despencam. Primeiro foi a Anapolina, que deve terminar a competição numa posição intermediária. Pior é o Crac que sempre esteve no G-4, até perder para o Morrinhos na rodada passada e ser superado pelo Vila Nova. Depois de 3 jogos sem vencer (um empate e duas derrotas consecutivas), o time de Catalão corre sério risco de ficar fora das semifinais. O que, se acontecer, não pode ser considerado uma total injustiça, afinal, o Crac estaria perdendo a vaga para o Tigrão, que vem de três vitórias seguidas. Ao que tudo indica, teremos surpresas até a última rodada quando, enfim, serão definidos todos os classificados e também os rebaixados.

Dinâmica cruel
Também na ponta de baixo da tabela, a disputa voltou a ser pesada após os jogos do meio de semana. Quatro equipes lutam para fugir definitivamente das duas vagas destinadas ao rebaixamento: Canedense, Itumbiara, Morrinhos e Trindade. Quem está em pior situação é o time de Senador Canedo, último colocado, com apenas 15 pontos. Podendo somar mais 6, o clube só voltou a respirar graças à vitória por 2 a 1 sobre o Itumbiara. Além de torcer por outros resultado, precisa vencer os dois jogos que tem pela frente, contra a Anapolina neste domingo e o empolgado Morrinhos no final do returno.
Confronto direto, já que o Morrinhos recebe o líder Santa Helena, neste fim de semana. Como o Fantasma joga para se garantir na primeira posição, vai oferecer grande resistência aos donos da casa. O Tricolor é, talvez, a maior vítima desta dinâmica cruel dos pontos corridos. Depois de golear, surpreendentemente, a Anapolina por 4 a 1 em Anápolis, perdeu pontos importantes exatamente para o pior adversário. E os torcedores perderam a cabeça. O IEC voltou à zona do descenso e será difícil sair. Além de Atlético neste sábado, o Gigante precisa superar o Tacão em Trindade. Mais um confronto direto.
Antes deste jogo final, o Trindade tem que ver o que consegue diante do Crac, que luta por classificação. Se prevalecer a lógica, Canedense rebaixa. Como o Morrinhos está numa ascendente, deve escapar. O outro rebaixado sairá mesmo do confronto Trindade x Itumbiara, na última rodada. As maiores apostas são contra o Tricolor.

Nenhum comentário: