sábado, 11 de outubro de 2008

Goiás x Inter: Os grandes do returno

Ainda se mantendo como melhor equipe do 2º turno do Brasileirão, o Verdão recebe neste sábado o Internacional de Porto Alegre. A partida no Estádio Serra Dourada promete grandes emoções no confronto entre os dois clubes de maior equilíbrio na competição no momento.
Na última rodada, houve quem criticasse o empate em 1 a 1 diante do Fluminense no Estádio do Maracanã. Isso sob alegações de que o Goiás enfrentava a pior equipe do campeonato, o lanterna dos lanternas. Mas a verdade é que este foi um excelente resultado, principalmente diante das circunstâncias. O Tricolor das Laranjeiras, necessitado que era da vitória, foi com tudo para cima do Verdão, mostrou seu poder de fogo com uma formação extremamente ofensiva, jogando quase todo o tempo com 3 atacantes. Foi para o tudo ou nada no jogo da vida!
Os goianos, por sua vez, chegaram ao Rio de Janeiro armados para se defender, com 3 zagueiros e 3 volantes. E fizeram isso muito bem. Seguraram o empate, mesmo depois de ter os volantes Fredson e Fernando expulsos. Na mesma partida, Ramalho sentiu dores e também desfalcou o time. A alternativa para o técnico Hélio dos Anjos foi estrear Lusmar, o jovem de apenas 18 anos, que veio das categorias de base do Verdão. O cenário, tendo o Maracanã como palco, e a importância do jogo, não afetaram no rendimento do garoto, que deu mostras de que poderá oferecer muitas alegrias ao time.
E foi exatamente Lusmar a “válvula de escape” do treinador na coletiva após a partida. Desviando o foco das expulsões, Hélio dos Anjos salientou por diversas vezes que o garoto fez bonito. E de fato fez! Mas, ao que tudo parece, não o suficiente para merecer novamente a confiança do técnico e entrar como titular diante do Inter. Fábio Bahia foi o escolhido – aquele mesmo que, por diversas vezes, Hélio afirmou ser o jogador que qualquer técnico quer no time. E justifica: “Todas as vezes que coloquei o Bahia em campo, independentemente da posição em que foi escalado, ele me deu a resposta esperada”, declarou novamente à imprensa esta semana.
Independentemente de quem serão os titulares, o bom momento vivido pelo Goiás faz com que acreditemos mais uma vez em seu favoritismo. Mesmo o adversário tendo um elenco visivelmente melhor. O Inter é quase uma seleção de talentos, embora chegue ao Serra Dourada desfalcado de vários deles: D´Alessandro e Gustavo Nery suspensos, Alex convocado para defender o Brasil pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, e Guiñazu, contundido. Ainda assim, o clube porto-alegrense tem um ataque rápido e perigoso, com Nilmar e Daniel Carvalho.
No entanto, nada disso parece assustar o Verdão que, como sempre, se inteirou muito bem sobre o time visitante e certamente foi preparado adequadamente por Hélio dos Anjos. O técnico segue recusando o rótulo de “salvador da pátria”, quando alguém afirma que ele foi o maior responsável pela reabilitação surpreendente do Goiás. Modéstia à parte, foi sim Hélio dos Anjos! Sob o seu comando, foi possível recuperar o futebol e a auto-estima de diversos atletas esmeraldinos.
Destaque para os laterais, em especial Vítor. O ala-direita ganhou o que o treinador chama de liberdade tática e não tenta mais chegar à linha de fundo como antes, quando errava pelo menos 9 de cada 10 cruzamentos. Agora ele corta caminho, se infiltra pelo meio, enfrenta a marcação adversária, consegue passar e até mesmo marca os gols. Só neste Brasileiro já foram 5! Esse crescimento no rendimento do jogador fez com que ele se tornasse um dos principais nomes no grupo e uma boa arma contra qualquer adversário.
É com Vítor e Júlio César, por exemplo, que a gente pode justificar o poder de fogo de uma formação tão defensiva. Quase sempre escalado com apenas um homem de frente, os contra-ataques do Verdão ganham força com um meio-campo habilidoso e agora mais criativo, além dos laterais que apóiam, marcam e atacam. Quase todo o time avança em bloco, da defesa para o ataque. E isso tem feito a diferença.
Sem contar o fator psicológico. Sobra motivação a esta equipe que ainda faz o torcedor acreditar que é possível beliscar uma vaguinha na Libertadores da América. O que talvez seja uma meta interna apresentada pelo técnico. Para a imprensa e o público em geral, porém, Hélio dos Anjos é mais “pé no chão”. O que é perfeitamente compreensivo. Quando ele chegou ao clube, tinha por missão espantar o fantasma do rebaixamento. Não apenas fez isso como também elevou o time à condição de melhor do returno. Venceu adversários grandes, dentro e fora de casa. E agora se prepara para vencer mais um. Sempre pensando jogo a jogo.
E se o objetivo é mesmo a Libertadores, o Internacional é apenas o primeiro dos 8 confrontos diretos que o Verdão tem pela frente. Dos 10 jogos que ainda faltam no torneio, apenas Vasco e Portuguesa, na zona de rebaixamento, são cartas fora do baralho. Em meio a isso ainda existe o franco-atirador Sport, na Ilha do Retiro, que nada tem a ganhar ou perder neste Brasileirão.
No mais, o clube esmeraldino ainda tem pela frente Coritiba, Palmeiras e Flamengo fora de casa, e recebe Cruzeiro, Botafogo e São Paulo no Serra Dourada. Pelo que já fez diante de algumas dessas equipes no 1º turno, tudo pode acontecer. O Verdão deu mostras de que cresceu e está mais forte do que nunca. Joga de igual para igual contra qualquer time que aparecer pela frente. É forte e valente! E é por tudo isso que o Goiás está mais do que credenciado para vencer o Internacional neste sábado e se preparar para o Coritiba na próxima semana.

Você acompanha todos os detalhes de Goiás x Internacional com o Super Time Companhia, na FM 91,9.
www.companhiafm.com.br

6 comentários:

Anônimo disse...

Bom ja que nao tinha lugar pra deixa algo do vila entao vai aqui mesmo.
Paulo Henrique.
E Cecília oque eu tinha medo aconteceu o vila caiu pra 5 posição ou seja a sorte cansou de sorrir para o vila, e ele novamente vai mostra ao seu torcedor que mudou o jogadores mais nao sina do vila que e nada e nada e morrer na praia pena que com isso concerteza vira a furia de uma torcida tão sofrida, mais fazer oque ne, eu sinceramente nao acredito mais nesse grupo e um grupo que como a torcida disse pipoqueiro pra o sonho morreu queria muito esta errado, espero ate que ele me mostre ao contrario mais eu nao acredito nao, o sonho pra mim morreu contra o juventudi, e pra completa com a saida do Wando para entrada do Pedro acho sinceramente que o givanildo poderia colocar o reinaldo como atacante com tulio e colocar caico e alex no meio mais ele nao fara concerteza o pior e saber que no banco para o lugar dele so temos Batata que na verdade deveria se chamar Pereba porque nao faz gols e nem ajuda em nada e um pedro junior na vida, bom vou parar por aqui por que eu estou tao triste com esse time ai no vila que... deixa pra ate Cecília agora sobre a violencia acho que ela nao vai parar por ai nao viu, ainda mais agora se o vila começar a perde acho ate que a torcida perdera a paciencia com tulio maravilha e com carlinhos bjs

Anônimo disse...

e mais uma vez aqui estou mais dessa vez nao vou criticar mais pelo contrario vou agradecer.
Paulo H.
Cecília queria atraves do seu blog so agradecer ao Presidente do vila e ao Givanildo que depois de 25 anos consiguiram fazer com que a torcida sonha se com um possivel acesso a serie "A", queria tambem agradecer ao Pedro Junior que finalmente consiguiu enterra o vila com tantos gols errados, porque se ele veio pra isso ele consiguiu, como diz aquele velho ditado quem nao faz leva, e foi oque aconteceu, mas eu agredeço a ele, porque assim talvez o givanildo aprenda que o Pedro nao sabe jogar bola, que ate o Bruno e bom de bola comparado a Pedro junior e o pior e que a bola sempre parava no pe dele rsrsrsrs um abraço Cecília, pena que agora so daqui uns 25 anos.
bjs viu e nem preciso dizer que estou muito chateado e triste com o vila mais nao por ter perdido mais e da forma que eles vem perdendo, porque eles estao entregando os resultados ate parece que eles querem derrubar alguem no vila mais se for nao seria mais facil eles dizer!!!! tchau

Anônimo disse...

E Cecília ja que nao a nada falando sobre o vila entao vai aqui mesmo, alias ta precisando da uma atualizada rsrsrsrsrs.
Bom sobre o jogo adorei a guarra do vila, adorei mesmo espero que essa guarra seja daqui pra frente em todos os jogos, e sobre o uniforme ate que eu gostei e melhor que aquele babado,rsrsrs.
Sobre o Alisson eu nao acreditaria que alguem o sacrificaria pelo que ele fez porque ele e Heleno sao pra mim os unicos vilanovences de verdade ali naquele grupo, porque o resto nao acredito muito nao, sobre ataque ta dificil em quando o Pedro ta mais ou menos o tulio ta ruin oque fazer em e essa zaga oque a gente faz meu Deus do ceu mais ela e teste pra cardiaco viu, mais gostei alias depois do gols sofrido o vila ficou mais guerreiro viu porque antes do gol sofrido ele tava uma bosta rsrsrsrs bjs e bom final de semana

Táliton disse...

?
Olá Cecília!
Realmente tenho que concordar com o nosso caro Paulo Henrique: está precisando de uma atualizada!!!
Bom, sei que jornalistas brigam contra o tempo... Mas a minha visita hoje se dá pelo fato de que tenho feito várias reflexões sobre o nosso Tigrão e honestamente não consigo entender a "inexplicável" queda de produtividade do Vila...
onde está a raça (tão tradicional)?
Onde está o esquema tático?
(O que vemos é ineficinete)
Por que o Vila não consegue fazer jogadas de velocidade?
O problema é o plantel de jogadores?
Um campeonato de pontos corridos exige um planejamento de elenco, o vila fez esse planejamento?

Enfim, ficaria a noite inteira indagando questões como estas, mas acho que consegui desabafar minhas dúvidas... E então, o que acha Cecília?

Abraço

Táliton Andrade

Anônimo disse...

Esse Blog não será mais atualizado??????????????

Victor Hugo de Araújo disse...

Olá, Cecília!! Grande abraço. Vc é ótima!