sexta-feira, 18 de março de 2011

Dragão se complica na Copa do Brasil

Jogando no Serra Dourada nesta quinta-feira, 17, contra o Atlético-GO pela Copa do Brasil, o Coritiba fez valer seu excelente retrospecto na temporada 2011. Segue invicto e deu um grande passo rumo à classificação para a próxima fase do torneio. Venceu o Dragão por 2 a 1, com os dois gols marcados por Marcos Aurélio, o camisa 10 do time. Para o rubro-negro goianiense, quem anotou foi Gilson.

De um modo geral, o jogo foi equilibrado a maior parte do tempo. O Atlético saiu na frente no placar, dando provas de que tinha plenas condições de jogar de igual pra igual e até mesmo vencer o Coxa. Mas, de repente, o Dragão se perdeu, ficou confuso, e o Coritiba soube se aproveitar bem disso.

A base da equipe paranaense campeã da Segundona foi mantida, o que lhe proporcionou um ótimo entrosamento entre os jogadores. É um time coeso, de defesa muito bem postada e rápido contra-ataque. Enfrentar um adversário assim, expôs nitidamente as fragilidades do Atlético, a começar pelas laterais. Adriano e Thiago Feltri não tiveram boa atuação.

E se as jogadas atleticanas não fluiam pelas laterais, no meio campo também faltou uma referência. O setor foi prejudicado com a saída precoce de Felipe, contundido. Embora a substituição forçada tenha resultado em mais agilidade e até mesmo mais qualidade, com a entrada de Juninho, faltava uma mente criativa no elenco. As expectativas depositadas em Elvis foram frustradas. Com atuação apagada, não conseguia criar e demorou muito a sair.

Quando o técnico René Simões resolveu sacar Elvis, colocou um centro-avante, Diogo Campos, certamente na intenção de empurrar o time pra frente. A esta altura, o jogo estava empatado em 1 a 1, o que me faz pensar que o treinador poderia ter evitado a mudança brusca de esquema tático durante a partida, se já tivesse escalado o time titular com 3 atacantes em vez de 3 volantes.

Sem dúvida alguma, o ideal era colocar em campo uma formação armada para não sofrer gols, mas não funcionou. A tentativa de consertar o grupo, mudando o esquema durante o jogo, também não funcinou. Não deu certo simplesmente atacar por atacar, de qualquer jeito.

René Simões sinalizou para uma tentativa de recompor o meio campo, substituindo Ramalho por Preto. Não foi, no entanto, suficiente para segurar o empate. Rapidamente, Marcos Aurélio, o camisa 10 do Coxa, virou o placar, marcando seu segundo gol na partida. Por sinal, um golaço!

Após sofrer o segundo gol, o Atlético ficou totalmente perdido e o Coritiba teve, inclusive, chance de ampliar a vantagem e assegurar a classificação já neste primeiro jogo. O Dragão, por sua vez, tentou o empate, mas faltou referência também nas finalizações. Agora, resta a esperança para o jogo de volta.

Nenhum comentário: