segunda-feira, 21 de abril de 2008

Itumbiara faz a festa no Serra Dourada

Mais de 2.500 torcedores do Itumbiara compareceram ao estádio Serra Dourada para incentivar o time rumo à classificação para a final do Goianão 2008. Eles pareciam se sentir em casa e fizeram uma verdadeira festa! Camisas, bandeiras, balões e fogos de artifício; muitos fogos!
Minutos antes de começar a partida, talvez já preocupados com a euforia dos visitantes, alguns dirigentes do Atlético começaram a antecipar desculpas. Em entrevista à rádio Companhia, Adson Batista declarou que representantes do Tricolor teriam tentado entrar no vestiário do árbitro Héber Roberto Lopes. A acusação foi suficiente para levantar questionamentos sobre a influência da arbitragem mesmo antes da bola rolar.
A confusão foi parar nas tribunas de honra, com Valdivino José de Oliveira – presidente do clube – soltando cobras e lagartos para cima do presidente da Federação Goiana de Futebol, André Pita. Motivo da revolta: Ronei de Freitas, Diretor de Marketing da FGF e itumbiarense de nascença. Mas, como profissional que é, André Pita não permitiu a entrada de ninguém no vestiário e muito menos aceitou as acusações sem propósitos e nem fundamentos dos dirigentes do Atlético. O jovem presidente da Federação foi contundente ao garantir: “O Ronei de Freitas permanece”.
Discussões à parte, dentro de campo a disputa foi boa. No primeiro tempo, só dava o Dragão no ataque: duas bolas na trave, várias defesas do goleiro Sérgio e muito trabalho aos zagueiros tricolores. Mas o aproveitamento nas finalizações foi péssimo. E, numa das poucas chances que o Itumbiara teve de contra-atacar, o rápido e habilidoso Landú armou a jogada e entregou de bandeja para Fábio Oliveira abrir o placar para a equipe do interior.
O resultado parcial foi amplamente questionado pelos jogadores, dirigentes e torcedores rubro-negros, principalmente pelo fato de o árbitro não ter marcado um pênalti em Robston, a favor do Atlético. Um erro sim, mas perfeitamente normal. Não fosse a incompetência do ataque atleticano, a história seria bem outra...
No segundo tempo, o Itumbiara voltou ainda mais animado. O Dragão precisava virar. Novo erro do árbitro, ao não expulsar o lateral Ari, do Atlético. Na lei da compensação, ficou elas por elas. Para administrar a vantagem, P.C. Gusmão deu um verdadeiro show no comando técnico do Tricolor e fez o Gigante da Fronteira crescer ainda mais! Na primeira substituição, voltou Wellington Saci para a lateral-esquerda, reforçando o setor que estava deficiente, e fortaleceu o meio-campo com a entrada de Basílio. Foi aí que ele ganhou o jogo.
Zé Teodoro, por sua vez, mexeu errado no Atlético. Queimou substituição ao colocar Sorato no lugar de Adriano Magrão (mesmo Sorato tendo marcado um gol), tirou Anaílson para a entrada de Wesley no meio e, por último, sacou Ari da lateral-direita – até então o melhor jogador da equipe durante a partida – para entrar pro tudo ou nada com Neto Potiguar. Para completar, perdeu o capitão Jairo, expulso.
Com um homem a menos e uma equipe completamente desesperada em campo, o Atlético não conseguiu segurar a agilidade de Landú e muito menos a criatividade de Caíco. O Dragão se esforçou, chegou a fazer dois gols, mas acabou perdendo por 3 x 2, com direito a um golaço de placa marcado por Basílio, quase do meio do gramado.
O placar foi justo e o Itumbiara mereceu a classificação. Ainda que tivesse havido um gol de pênalti dos rubro-negros, a partida terminaria empatada; resultado que também garantiria o Tricolor na final. Agora a final do Goianão está definida: Capital x Interior. De um lado, o poderoso Verdão e, do outro, o Gigante, grande surpresa do torneio.
Mesmo que fique com o Vice, o Itumbiara já tem motivos de sobra pra comemorar. Esta foi a melhor campanha da história do clube, que chega pela primeira vez à final do Campeonato Goiano. Além disso, com o segundo lugar, a equipe já está garantida na Copa do Brasil do ano que vem.
A final histórica do maior vencedor contra o estreante na decisão começa no próximo domingo. O primeiro confronto será no Estádio JK, em Itumbiara. Além de ter a vantagem de decidir em casa, o Goiás joga por dois resultados iguais. Boa sorte às duas equipes e parabéns ao Interior, muito bem representado!

Nenhum comentário: