segunda-feira, 28 de abril de 2008

Não dá para antecipar o campeão

O Itumbiara saiu na frente na briga pelo título de Campeão Goiano de 2008. Numa partida sem grandes emoções, a equipe do interior conseguiu uma vitória minguada sobre o Goiás: 1 x 0, com gol de Basílio.
Mais de 30 mil torcedores compareceram ao Estádio JK na expectativa de assistir a um grande jogo. No entanto, nenhuma das equipes mostrou determinação – e nem mesmo vontade – em buscar a vitória.
O Verdão, jogando com o regulamento, parecia acomodado com as vantagens de decidir em casa e jogar por dois resultados iguais. Para completar, o técnico Caio Júnior acreditou na formação do grupo que bateu o Anápolis e escalou novamente Anderson Aquino como titular, ao lado de Shwenk.
Mas, ao contrário do que esperava o treinador, o atacante teve uma péssima atuação. E como Caio Júnior demorou a perceber isso! O time esmeraldino só pressionou mesmo depois de sofrer o gol e já com uma nova dupla de ataque: Alex Terra e Alex Dias.
No Itumbiara, o técnico P.C. Gusmão precisou queimar uma substituição logo no início do jogo. Aos 8 minutos, o atacante Fábio Oliveira saiu contundido e Basílio entrou em seu lugar. Mas o Tricolor não conseguia se acertar, principalmente no meio-campo.
Aos 40 minutos, o treinador decidiu mudar a estratégia: tirou o volante Osmar para a entrada do lateral-esquerda Thiago Fernandes e, mais uma vez, deslocou Wellington Saci para o meio. O Itumbiara ficou mais ofensivo, mas ainda assim encontrou dificuldades na zaga do Goiás, formada por Ernando e Paulo Henrique. O goleiro Sérgio fez a diferença, com grandes defesas e o Gigante se contentou com a vitória simples.
Goiás e Itumbiara parecem ter reservado as emoções da decisão para o jogo de volta, no próximo domingo no Estádio Serra Dourada. Para o Tricolor da Fronteira basta um empate. O Verdão joga por uma vitória simples. Situação muito mais tranqüila para a equipe da Capital, mais experiente, com maior tradição e, principalmente, que cresce quando joga no Serra.
Por outro lado, o time do Interior vive exatamente a mesma situação do jogo de volta pela semifinal, contra o Atlético. O mesmo placar, o mesmo campo e, ainda, a mesma vantagem de ter uma semana livre pra se preparar, enquanto o adversário precisa viajar a São Paulo para jogar pela Copa do Brasil.
Diante de tudo isso, ainda não é possível antecipar quem será o Campeão Goiano de 2008. É claro que o Itumbiara deu mais um passo rumo ao título inédito, mas o placar precisava ter sido mais elástico para garantir tranqüilidade diante do Verdão. Jogando em casa, o Goiás é o favorito à vitória e, conseqüentemente, ao título. Mas os esmeraldinos podem ter certeza de que este adversário não entrega os pontos tão facilmente.
Certamente teremos um jogo melhor e mais bonito de se ver no próximo domingo!

Nenhum comentário: