segunda-feira, 19 de maio de 2008

Devagar se vai ao longe

Este é um velho ditado popular que, espero eu, não esteja se tornando uma “filosofia de vida” para os jogadores do Goiás. O Verdão perdeu ontem a oportunidade de conquistar seus primeiros 3 pontos no Brasileirão e se contentou com um mísero empate em 1 a 1 contra o Atlético Mineiro. E o pior, jogando no Serra Dourada.
O público pagante não chegou a 4 mil torcedores. Também, com o rendimento da equipe nos últimos tempos, não dava mesmo para pedir casa cheia. E aqueles poucos esmeraldinos que foram ao estádio ontem, se revoltaram com o time e, principalmente, com a diretoria.
Também, pudera! No primeiro tempo, o Goiás dominou a partida, teve maior posse de bola, criou e conseguiu chegar com perigo ao ataque pelo menos 6 vezes. Mas não marcou nenhum gol. Ainda no 0 a 0, os clubes voltaram ao gramado no segundo tempo e o rendimento do Verdão caiu, ao mesmo passo em que o Atlético parecia crescer no jogo.
Foi assim até que os jogadores esmeraldinos encontraram um pouco de equilíbrio e, em meio a uma confusão, Paulo Baier achou o gol que abriu o placar para o Goiás. Isso praticamente na metade da segunda etapa. Aí o time jogou ainda mais recuado, apenas para tentar administrar a vitória parcial.
Grave erro acreditar que os 3 pontos estavam garantidos. No contra-ataque da equipe mineira, o zagueiro Paulo Henrique cabeceou errado para fazer o corte e acabou entregando o ouro ao bandido. Vanderlei marcou o gol de empate para o Atlético, aos 41 do segundo tempo. Um minuto depois, Harlei fez uma defesa que impediu a virada do adversário. Justo ele, que foi vaiado pela torcida quase todo o jogo e atuou ouvindo os gritos de “Calaça! Calaça!”
O torcedor precisa ser realista e aceitar que o menos culpado pelo resultado de ontem, por incrível que pareça, foi o goleiro Harlei. Na verdade, ele foi um dos poucos que mostraram serviço em campo neste domingo. Além dele, salvaram-se o volante Ramalho e o zagueiro Henrique, que estreou ontem no grupo.
De resto, o conjunto provou que precisa ainda de vários reforços. O meio campo parecia confuso e não conseguiu trabalhar diante da marcação adversária. O jeito era avançar pelas laterais, o que, principalmente pela direita, acabava em tragédia nos pés de Vitor. Ele não conseguia dar um passe de meio metro certo! Os cruzamentos eram perdidos; sem contar quando ele próprio perdia a bola por prender demais a jogada; para completar, não ajudou em nada na marcação.
A zaga do Goiás foi reforçada com Henrique, mas ainda é necessário um bom volante para fechar a defesa. Um novo Camisa 10, para se responsabilizar pela criação – neste caso, Baier poderia ser deslocado para a ala-direita, onde provavelmente renderia muito mais. Dois laterais bons de verdade! E, para completar, um homem-gol, porque ontem também faltou precisão ao ataque. Resumindo, o Verdão precisa de pelo menos 5 reforços.

E que venham logo! Porque o torcedor também não tem paciência para acreditar num “antes tarde do que nunca”!

Nenhum comentário: