sábado, 31 de maio de 2008

Derrota não pode desmotivar

O Vila Nova perdeu para o São Caetano por 1 a 0, ontem à noite no Estádio Anacleto Campanella, em jogo válido pela quarta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O gol da vitória saiu aos 46 minutos do segundo tempo, em um pênalti questionável, cobrado e convertido por Vandinho.
Apesar da derrota, o torcedor colorado não deve se desanimar, afinal, o Tigrão jogou bem. Muito melhor até do que nas duas partidas seguidas que venceu no Serra Dourada, contra CRB e Ceará. O time foi determinado, teve personalidade e jogou de igual para igual com o Azulão. E teria saído no lucro, se tivesse suportado o empate.
O São Caetano imprimiu um ritmo fortíssimo sobre o Vila Nova, o que exigiu uma grande atuação da defesa. A partida, aliás, serviu para reforçar que o sistema defensivo da equipe goiana atingiu um nível satisfatório. Agora, falta terminar os ajustes no meio-campo e no ataque.
Mas, individualmente, alguns pontos devem ser ressaltados, por melhoras ou por quedas no rendimento. Alex Oliveira, por exemplo, melhorou bastante com a “sombra” de Caíco no banco de reservas. Mas ainda precisa treinar muito para as bolas paradas, pois segue sem acertar uma cobrança de falta ou escanteio.
Por falar em Caíco, o meia-armador campeão Goiano de 2008 pelo Itumbiara fez sua estréia no Tigrão ontem, entrando no final do segundo tempo. Mas não correspondeu às expectativas nele depositadas, principalmente pela torcida.
No ataque, Wando teve uma atuação melhor que as anteriores, mas ainda assim foi substituído por Bruno Batata que, desta vez, não fez a diferença. E Túlio, por sua vez, novamente perdeu boas oportunidades de marcar. É bom que o matador Maravilha volte a golear, pois ele é um diferencial no elenco, além de referência.
Seguindo as análises individuais, como destaquei o sistema defensivo, cabe agora ressaltar mais uma atuação brilhante do goleiro Max e, não diferente, dos zagueiros André Leone e Carlinhos. Apoiados pelo volante Guilherme, eles impediram que o São Caetano goleasse e quase garantiram 1 ponto, no empate que escapou já nos acréscimos do jogo. Guilherme ontem entrou como titular, no lugar de Alisson, e mostrou que tem plenas condições de se firmar na posição.
O que fica do confronto contra o São Caetano é que, apesar da derrota, o Vila Nova está no caminho certo e faltam alguns poucos ajustes no grupo para que fique redondo. Mas, pela forma como vem jogando, já mostrou que, embora tenha saído da zona de classificação, tem plenas condições de brigar pelo acesso à elite do futebol brasileiro.

E por falar em elite...

Hoje o Goiás tem um novo desafio pelo Brasileirão – Série A. O time esmeraldino enfrenta o Figueirense, na casa do adversário, e ainda segue em busca de sua primeira vitória na competição. Desacreditado pela torcida, o Verdão precisa se reabilitar para espantar a crise emocional que se instalou no clube.
O problema é que o Goiás perdeu pontos de graça, não conseguindo vencer os três primeiros confrontos – a meu ver, os mais fáceis do torneio. E, de agora em diante, só tem pedreira pela frente. Mas vai ter que mostrar garra se não quiser que os torcedores continuem a acreditar numa nova fuga do rebaixamento.
Acompanhe todos os detalhes de Figueirense x Goiás com o Super Time Companhia, na FM 91,9.
www.companhiafm.com

Nenhum comentário: