quinta-feira, 22 de maio de 2008

Tá difícil pro São Paulo este ano...


Na verdade, acho que eu gostaria mesmo de dizer é que está difícil torcer para o São Paulo este ano. Mas tudo isso que vem acontecendo, já era esperado. Como Tricolor, no início do ano, antes mesmo de começarem os campeonatos regionais, eu afirmei que em 2008 o São Paulo dificilmente conquistaria alguma coisa. Na época, minha justificativa se chamava Adriano – O Imperador!
Não que ele seja um mau jogador. Ao contrário! É um centro-avante e tanto!!! O meu incômodo não era com Adriano, propriamente dito. Mas com o fato de ele ter sido apresentado como principal – se não for o único – reforço do clube para a temporada. Uma equipe do porte e com a tradição do São Paulo, não pode depender de um único atleta. O SPFC é maior que o Imperador! Ou pelo menos deveria ser...
O fato é que, com apenas um reforço, o São Paulo já perdeu a disputa pelo Paulistão e, ontem, foi desclassificado da Copa Libertadores pelo Fluminense. A vitória por 3 a 1 do Tricolor Carioca, no Maracanã, foi um resultado perfeitamente normal. Anormal foi a atuação do time paulista. Muitos passes errados, dificuldades de se acertar na marcação, um meio-campo que mal sabia administrar a posse de bola e algumas peças que pareciam não se encaixar muito bem no elenco.
O que aconteceu com Richarlyson? E o Dagoberto, então? Foi preciso mudar o atacante para o São Paulo conseguir o gol de empate. Aloísio deu outro ritmo ao time. Aí foi comemorar antes da hora e se esqueceu de Dodô, que ampliou para o Flu. Ainda assim o Tricolor Paulista se classificava, mesmo perdendo por 2 a 1. E não conseguiu complicar a vida do adversário, buscando novamente o empate. Preferiu administrar a derrota simples e sofrer o gol de cabeça de Washington, já nos acréscimos, que deu a classificação ao Fluminense.
O Tricolor carioca assegurou pela primeira vez sua participação em uma semifinal de Libertadores, desbancando o Tricampeão, e com méritos! O Fluminense agora aguarda seu adversário, que será definido hoje: Santos, Boca Juniors (ARG) ou América (MEX).
Já o São Paulo, agora, concentra todas as suas forças no Campeonato Brasileiro – última chance de conseguir alguma coisa este ano. A equipe busca o terceiro título consecutivo na competição e o sexto na história do clube. O problema é que, por priorizar a Libertadores, poupando vários titulares no Brasileirão, o time do Morumbi só conseguiu um ponto nas duas rodadas já disputadas. Agora precisa correr atrás do lucro!
O grande detalhe nisso tudo é que, ao final do jogo de ontem, Adriano deu entrevistas em tom de despedida, o que leva a acreditar que o atacante possa antecipar seu retorno ao Inter de Milão, já que foi trazido especialmente para disputar a Taça Libertadores. O Imperador acertou contrato de empréstimo com a diretoria Tricolor até 2 de julho, data reservada pela Conmebol para a decisão do título.
Como torcedora, sou obrigada a dizer que, diante do que jogou, já sinto falta de Adriano no São Paulo. E a saída dele, mais do que nunca, me leva a reforçar minhas expectativas negativas do início da temporada: este ano, não dá para o Tricolor Paulista. Espero que eu esteja errada...

Nenhum comentário: