segunda-feira, 5 de maio de 2008

O Itumbiara mereceu! E o Goiás também...

Por essa o Goiás não esperava. Vencer o Itumbiara por 1 gol de diferença parecia uma tarefa fácil. E no início da partida, o Verdão até queria buscar essa vitória. Atacou muito mais, criou várias oportunidades, pressionou. Mas, no primeiro contra-ataque do adversário, foi surpreendido pela rapidez de Landu e Basílio. Isso sem contar a maestria de Caíco na criação das jogadas.
Tudo bem, agora seriam necessários dois gols. Mas Shwenk perdeu um pênalti e a melhor defesa do Goianão mais uma vez se posicionou muito bem e fechou o gol. Fatores suficientes para resultar num time medroso e perdido dentro de campo. O Goiás se deixou abater pela qualidade superior do adversário e não conseguiu funcionar bem em nenhum dos setores. Com um meio-campo falho e as laterais deficientes, a bola dificilmente chegava ao ataque e, quando chegava, Anderson e Henrique cuidavam de desarmar.
Péssimos na marcação, é melhor nem falar da defesa esmeraldina. Basta ver o placar final: Goiás 0 x 3 Itumbiara. O Tricolor da Fronteira jogou apenas nos contra-ataques e foi, de longe, muito superior ao Goiás. E nisso contou a precisão, a qualidade em campo, a motivação, a garra, a vontade de brigar pelo título inédito.
Cabe destacar, também, o técnico P. C. Gusmão, que foi infinitamente mais inteligente que Caio Júnior na administração das peças que tinha disponível no elenco e na visão de jogo. O Itumbiara precisava apenas de um empate, mas o treinador e os jogadores sabiam que contar com essa vantagem no Serra Dourada, diante do tradicional Goiás, seria suicídio. Por isso, o time manteve seu eficiente sistema defensivo, mas jogou pra frente e soube aproveitar muito bem as oportunidades que criou.
O Itumbiara escreve mais um capítulo no futebol goiano; e o principal da história do Clube. A diretoria montou um time forte, pra chegar entre os primeiros, planejou, investiu, manteve o foco e mostrou que os pequenos também podem pensar grande. E os resultados vieram naturalmente: venceu todas que jogou com Atlético e Goiás este ano e perdeu apenas uma para o Vila Nova – mesmo jogando muito melhor. Isso pra falarmos aqui apenas dos confrontos contra equipes da Capital.
O Tricolor conquistou o primeiro título estadual e, de quebra, uma projeção nacional. Fez por onde, foi melhor em campo e não se deixou abalar pelas tentativas da diretoria do Goiás em desviar o foco e desestabilizar, com ameaça de tapetão. Venceu dentro de campo, o que reforça ainda mais a qualidade do grupo e o mérito da conquista. E só completou o massacre à uva verde, iniciado no meio da semana pelo Corinthians, que eliminou o Verdão da Copa do Brasil.
Que a derrota na decisão do Goiano seja mais um alerta à diretoria do Goiás. O Campeonato Brasileiro começa no próximo fim de semana e esta equipe não está suficientemente preparada para fazer bonito na competição. É preciso reforçar já!
Ao Itumbiara, por sua vez, resta encerrarmos este comentário com os cumprimentos pelo feito inédito. A população do Sul do Estado tem motivos de sobra para se orgulhar e comemorar. O Tricolor mostrou neste regional que pode ser pequeno – se comparado aos tradicionais times de capital – mas que agora faz jus a ser chamado de Gigante pela conquista!
Parabéns ao Itumbiara Esporte Clube!

Um comentário:

Anônimo disse...

Nas entrelinhas do resultado.

Quem acompanha o futebol goiano sabe da ligação dos times, ou melhor, dos dirigentes dos times com a atividade política do Estado. O resultado final deste campeonato é um grande ponto para o prefeito de Itumbiara, José Gomes, que ganha cada vez mais espaço na política estadual. Te cuida Marconi. FV