sábado, 6 de setembro de 2008

Azulão nas garras do Tigre

No reino animal, o Azulão é um pássaro de coloração exuberante e dono de um belo canto. No futebol, é a mascote do São Caetano, jovem clube do ABCD Paulista que tem como maiores conquistas 1 título Estadual (2004), 2 vice-campeonatos Brasileiros (2000 e 2001) e 1 vice-Libertadores (2002). Neste sábado, não passa de mais um adversário a encarar as garras do Tigre goianiense no Serra Dourada.
O Vila Nova tem feito valer a denominação de Tigrão nesta Série B. Mostrou suas garras – ou seus guerreiros – e tem sido forte o suficiente para fazer os torcedores acreditarem que tudo vai dar certo. Se o objetivo principal é subir para a primeira divisão, em nenhum momento o time colorado se distanciou da zona de acesso, o chamado G-4.
Melhor que isso, com os últimos resultados conquistados em 3 vitórias consecutivas neste returno do Campeonato, o time goianiense se fortaleceu na 3ª posição, apenas 1 ponto atrás do segundo colocado, o Avaí/SC, mas com uma vitória a mais, o que conta como primeiro critério de desempate, em caso de necessidade. Tem 1 ponto a mais que o Santo André, 4º colocado, e está 5 pontos à frente do 5º classificado, o Barueri.
Agora, cumprida a seqüência de jogos no Nordeste, o Vila retorna a Goiânia para receber o São Caetano neste sábado e é o favorito à vitória. Depois, viaja novamente para enfrentar o América, em Natal. Apesar do mando de campo do adversário, o Tigrão também é favorito nesse jogo. Correspondendo às expectativas e conquistando mais duas vitórias consecutivas, o clube goianiense estará mais do que credenciado para bater o Avaí, adversário direto na luta pelo acesso.
A cada rodada, o Vila Nova tem se mostrado ainda mais forte e determinado. Se, por um lado, a equipe colorada tem o artilheiro da competição – Túlio -, mais jogadores têm se destacado no elenco. Um deles é o ala-direita Osmar, que tem recebido merecidos elogios na imprensa nacional. Outro é o goleirão Max, que vem se apresentando como uma verdadeira muralha aos adversários. Juntando esses três elementos ao restante do elenco comandado pelo técnico Givanildo Oliveira, e considerando-se a sua fama de “treinador do acesso”, a confiança só aumenta.
Alguns pontos merecem destaque sobre o rendimento do Tigrão nesta Série B. Jogando em casa, o time tropeçou, mas não caiu. Ou seja, não tem 100% de aproveitamento, mas também não perdeu uma partida sequer no Serra Dourada. Mantendo esta invencibilidade diante do Azulão com um simples empate, o Vila já garante sua permanência na terceira posição, independentemente dos resultados nos outros jogos da rodada. Vencendo, porém, pode brigar novamente pela vice-liderança, já que Avaí e Santo André se enfrentam num confronto direto.
Se no primeiro turno havia a necessidade de buscar pontos fora para brigar pelo acesso, neste returno isso tem sido feito da melhor forma possível. Dentro e fora de casa, o Tigrão tem se mostrado imbatível. Em 3 jogos, foram 3 vitórias, contra ABC, Ceará e CRB. O adversário da vez vive um momento mais delicado. No mesmo retrospecto recente, o São Caetano perdeu para o CRB em pleno Anacleto Campanella e empatou contra Ponte Preta e Criciúma.
Na 12ª posição, o canto do Azulão parece não despertar tanto a atenção dos outros times. No primeiro turno, quando recebeu o Vila Nova em São Caetano do Sul, o clube paulista já não assustava tanto. Mas, em início de competição, vivia uma situação levemente menos desconfortável que a de agora. Naquela ocasião, o Tigre Colorado teve competência de segurar o empate sem gols durante quase toda a partida. Mas, pouco antes do apito final, foi surpreendido pelo gol dos donos da casa.
Assim como tem feito com os outros adversários, a expectativa é de que o Vila Nova tente mais uma vez recuperar os pontos perdidos no primeiro turno. E, a contar pelo excelente momento, não restam dúvidas de que o objetivo é a vitória, principalmente pelo mando de campo e a estimativa de um bom público.
Este é o momento de a torcida vilanovense incentivar o time. Estímulos não faltam para isso. Não bastasse a excelente campanha, a diretoria do clube realizou promoções para motivar a participação dos torcedores. Apostas na TimeMania, ingressos gratuitos para mulheres com a camisa do Vila, sem contar a tradicional meia-entrada.

Tudo leva a crer que teremos um bom público neste Vila Nova x São Caetano. Tomara que tenhamos um espetáculo conjunto, com festa nas arquibancadas e cadeiras e, claro, com um show de bola colorado que resulte em mais 3 pontos para o Tigrão!

Acompanhe todos os detalhes de Vila Nova x São Caetano com a melhor equipe do rádio esportivo goiano, o Super Time Companhia na FM 91,9.
www.companhiafm.com
O futebol, neste sábado, começa às 15h com Atlético x Itumbiara, pela Série C do Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário: