segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Goiás esquenta a disputa do Brasileirão

Para muitos, foi uma vitória inacreditável. Eu prefiro dizer que foi supreendente e merecida! Aqui mesmo no blog eu já antecipava que o Goiás não deveria temer o Grêmio e que no mínimo o empate era possível. Que bom que o resultado veio com sobra. Se 1 ponto já era interessante, 3 foram infinitamente melhores! O Verdão venceu mais um grande - ninguém menos que o líder isolado - e na casa do adversário. 2 a 1, de virada! Novamente valeu a superação da equipe e, claro, o comando técnico de Hélio dos Anjos!
Com esta vitória sobre o Grêmio, o Goiás colocou fogo no Brasileirão. Das equipes que buscam vaga para a Libertadores, ou mesmo brigam pelo título, quem venceu nesta rodada diminuiu a distância para o líder. Agora está todo mundo meio embolado na ponta de cima da tabela. O Palmeiras, que ontem venceu o Cruzeiro, é o 2º colocado e está a apenas 3 pontos do Grêmio e outros 3 à frente do clube mineiro. Do 4º ao 7º lugar, Botafogo, São Paulo, Vitória e Flamengo têm quase um empate técnico.
O Goiás ainda é o 10º classificado, com 36 pontos ganhos: está a 13 do líder Grêmio, mas a apenas 6 da quarta vaga para a Libertadores. Os números mostram que os torcedores esmeraldinos ainda podem sonhar. O próximo passo para realizar este sonho é vencer o Santos neste sábado, no Estádio Serra Dourada. Na seqüência, novamente em casa, o Verdão recebe o Vitória, que é um adversário direto. Fazendo o "dever de casa", o clube goiano já ganhará mais uma vantagem.
Após a seqüência de jogos em Goiânia, contra Santos e Vitória, o Verde terá ainda 11 jogos. Destes, 7 são os chamados confrontos diretos. Isso se não considerarmos o Internacional, que está imediatamente atrás do Verdão, apenas pelo saldo de gols. O Goiás pega Coritiba, Palmeiras, Sport e Flamengo fora de casa, e recebe Cruzeiro, Botafogo e São Paulo em Goiânia. Em meio a tudo isso, ainda joga contra os fracos Fluminense, Vasco e Portuguesa.
Ainda tem muita bola pra rolar neste Brasileiro; e nada está definido! Mas a verdade é que o Goiás, além de esquentar a competição, deu mostras de que está na disputa por algo a mais que uma vaga na Sul-Americana. Se a Libertadores será alcançada ou não, só mais adiante para sabermos. No momento, porém, o mais importante é a certeza de que o reibaixamento é coisa do passado!

Série C

Fechando o fim de semana dos clubes goianienses no futebol, o Atlético atropelou o Misto/MT numa goleada por 4 a 1, ontem à tarde no Antônio Accioly. Resultado importantíssimo para o Dragão, que havia perdido de virada na abertura da terceira fase, para o Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.
Como o clube de Cuiabá venceu a primeira contra o Guaratinguetá que, por sua vez, venceu ontem o time da Baixada Fluminense, o G-27 está bastante equilibrado. Cada equipe tem 50% de aproveitamento nesta fase, com uma vitória e uma derrota. Mas o Atlético leva a melhor no saldo de gols, com 2 positivos, assumindo a liderança no grupo. O Misto, adversário que o acompanha desde a primeira fase, é o 4º colocado, com 2 gols negativos no saldo.
O próximo adversário do Dragão é o Guaratinguetá, nesta quarta-feira, no interior de São Paulo.

Nenhum comentário: