sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Libertadores: Será que dá?

Depois de vencer o Grêmio, líder do Brasileirão, de virada no Olímpico, o Goiás mostrou novamente o poder da superação e provou que, com garra e determinação, é possível sonhar sempre um pouco mais alto. O limite, agora, é a Libertadores da América!
Para muitos, foi uma vitória inacreditável. Eu prefiro dizer que foi surpreendente e merecida! O Goiás não temeu o Grêmio, jogou de igual para igual e acabou se mostrando superior. O empate na casa do líder já seria um resultado muito bom. Mas os 3 pontos da virada foram infinitamente melhores! O Verdão venceu mais um grande – ninguém menos que o líder da competição -, ganhou uma moral enorme junto aos torcedores, além do respeito por parte dos adversários. Novamente, valeu a superação da equipe e, claro, o comando técnico de Hélio dos Anjos!
Com a vitória sobre o clube porto-alegrense, o Goiás colocou fogo no Brasileirão. Das equipes que buscam vaga para a Copa Libertadores, ou mesmo brigam pelo título, quem venceu na última rodada diminuiu a distância para o líder. Agora, está todo mundo meio embolado na ponta de cima da tabela. O Palmeiras, que é o 2º colocado, está a apenas 3 pontos do Grêmio e outros 3 do Cruzeiro. Do 4º ao 7º lugares, Botafogo, São Paulo, Vitória e Flamengo têm quase um empate técnico.
O Goiás ainda é o 10º classificado, com 36 pontos ganhos. Está a 13 do líder Grêmio, mas a apenas 6 da quarta vaga para a Libertadores. Matematicamente falando, os números mostram que os torcedores esmeraldinos ainda podem sonhar. Em duas ou três rodadas isso já seria possível, se o Verdão fizer a parte dele e, claro, contar com uma ajudinha da sorte na combinação de outros resultados.
Motivação o time tem de sobra para acreditar na concretização deste sonho. O péssimo desempenho no início do Campeonato Brasileiro ficou no passado. A realidade atual do Verdão é bem mais empolgante e um verdadeiro estímulo à confiança. O Goiás é a equipe de melhor campanha neste returno do Brasileirão. Nas últimas 6 rodadas, venceu 4 jogos, empatou 1 e perdeu apenas 1, para o Ipatinga. Considerando-se os 18 pontos disputados, teve 72,22% de aproveitamento.
Só para comparar, o líder Grêmio não chegou a 45% de aproveitamento no returno, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Fora a liderança, a única coisa que o clube de Porto Alegre tinha como vantagem o Goiás quebrou, que era a invencibilidade no Olímpico. E este feito credencia o Verdão a seguir focado em seu novo objetivo. O próximo passo é vencer o Santos neste sábado, no Estádio Serra Dourada.
No mesmo comparativo das 6 primeiras rodadas deste returno, o clube da Vila Belmiro tem a segunda melhor campanha e é o único invicto. Foram 3 vitórias e 3 empates, com 66,66% de aproveitamento nos pontos disputados. Estes números provam que o Goiás não pode descuidar do adversário, que é totalmente diferente daquele que foi goleado por 4 a 0 na estréia do técnico Hélio dos Anjos.
Naquela ocasião, o Santos tinha um dos piores desempenhos e estava na zona do rebaixamento. Considerando-se a classificação geral, o clube alvinegro não desperta grandes preocupações. É o 14º colocado, com 29 pontos ganhos. Tem a 6ª pior defesa do torneio, com 37 gols sofridos e um saldo negativo de 7. Mas, no retrospecto recente, está há 6 jogos sem perder – o que indica um equilíbrio ou mesmo um crescimento na competição.
Mas, jogando no Serra Dourada e depois de uma vitória tão importante, o Goiás certamente fará por onde ser superior. Vencer o Santos novamente é uma obrigação para quem quer vaga na Libertadores. A fórmula apresentada pelo técnico Hélio dos Anjos, com apenas um atacante, já foi bastante questionada, mas os resultados mostraram que funciona. O segredo, agora, é não subestimar o adversário, de forma a não ser surpreendido por ele. O favoritismo é todo do Verdão, resta fazer valer isso!
Na rodada seguinte, novamente no Serra, o Goiás recebe o Vitória, que é um adversário direto. No primeiro turno, deu 3 a 0 para a equipe de Salvador. Fazendo o “dever de casa”, o clube goianiense desconta a goleada e ganha mais uma vantagem. Após a seqüência de jogos em Goiânia, o clube esmeraldino ainda terá 11 partidas. Destas, 7 são os chamados confrontos diretos. Isso se não considerarmos o Internacional, que está imediatamente atrás do Verdão, apenas pelo saldo de gols.
O Goiás pega Coritiba, Palmeiras, Sport e Flamengo fora de casa, e recebe Cruzeiro, Botafogo e São Paulo em Goiânia. Em meio a tudo isso, ainda joga contra os fracos Fluminense, Vasco e Portuguesa. Os jogos nos gramados adversários são, em tese, mais difíceis. Principalmente contra Palmeiras e Sport. Mas, se o representante goiano na elite do futebol nacional novamente for capaz de surpreender os favoritos, nada disso será motivo de preocupação.
Ainda tem muita bola pra rolar neste Brasileiro; e nada está definido! Mas a verdade é que o Goiás, além de esquentar a competição, deu mostras de que está na disputa por algo mais que uma vaga na Sul-Americana. Se a Libertadores será alcançada ou não, só mais adiante para sabermos. No momento, porém, o mais importante é a certeza de que o rebaixamento é coisa do passado. E que, depois de quebrar a invencibilidade do Grêmio no Olímpico, agora é a vez de derrubar o Santos, último invicto neste returno. Boa sorte Verdão!

A melhor transmissão de Goiás x Santos você acompanha com o Super Time Companhia, na FM 91,9.
http://www.companhiafm.com/

Nenhum comentário: