segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Balanço mais que positivo do fim de semana

Um fim de semana mais que especial para os clubes que representam o Estado nas três divisões do Campeonado Brasileiro. O Goiás, disparado melhor time do returno no Brasileirão Série A, segue buscando uma vaga na Libertadores. Na Segunda Divisão, o Vila Nova se mantém na vice-liderança, tendo apenas o Corinthians a sua frente. E na Série C, o Atlético se superou e garantiu a classificação ao octogonal final.
Os resultados positivos começaram na sexta-feira. Jogando no Serra Dourada, o Tigrão pode até ter deixado um pouco a desejar, mas fez o suficiente para garantir mais 3 pontos. Com um gol desajeitado do artilheiro Túlio Maravilha, o Vila Nova venceu o Fortaleza por 1 a 0 e se manteve na vice-liderança da Série B, com 51 pontos. À frente do colorado goiano, só o Corinthians, com 62.
Embora, porém, os outros resultados da rodada tenham favorecido o Vila, todo cuidado é pouco. Afinal, do 2º ao 5º lugar, está tudo meio embolado ainda. O Avaí é o 3º com 50 pontos, o Barueri é o 4º e o Santo André 5º colocado, ambos com 48 pontos. Uma diferença de apenas 3 pontos mantém o Tigrão no G-4 - a zona de acesso à elite do futebol nacional.
Mas, aparentemente, o Vila Nova só depende dele mesmo para subir. Faltam 10 rodadas para o fim da Série B e o clube faz metade dos jogos em casa, onde tem mantido sua invencibilidade. Matematicamente, precisa de 13 pontos para garantir o acesso. Fazendo apenas o chamado "dever de casa", o time goianiense alcança o feito com sobra.

Poderoso Verdão

O Goiás tem feito valer a condição de melhor equipe do returno no Campeonato Brasileiro Série A. No último sábado, o clube goleou o Vitória por 3 a 0, também no Estádio Serra Dourada. Com mais este resultado, o time chegou à 7a posição na classificação geral, com 42 pontos ganhos. Está a 4 tentos de conseguir uma vaga à Libertadores e apenas o dobro do atual líder, o Palmeiras.
Embalado como está, não é de se duvidar que o grupo comandado pelo técnico Hélio dos Anjos comece a sonhar ainda mais alto nas próximas rodadas. É claro que acreditar no título é um tanto quanto exagero, mas chegar entre os quatro primeiros já é algo possível de ser visualizado. Se vencer os confrontos diretos, então, ninguém segura esse Verdão!
O problema é que não serão jogos nada fáceis. Dos clubes que estão a sua frente, o Goiás já bateu o Grêmio no Olímpico no jogo de volta. Mas ainda terá de receber Cruzeiro, Botafogo e São Paulo em casa - sendo que no primeiro turno ele venceu o mineiro e perdeu para os outros dois. Fora isso, ainda tem o líder Palmeiras no Palestra e o Flamengo no Maracanã. Embora tenha batido os dois adversários em Goiânia, a realidade agora é bem outra e os favoritos também.
Como não dá para contar apenas com os resultados nos confrontos diretos, o Verdão tem que fazer a parte dele e eliminar outros adversários indiscutivelmente mais fracos, como o Fluminense nesta quarta-feira. Assim, a cada rodada, o sonho da Libertadores permanece vivo!

Dragão rumo à Série B

E para fechar o fim de semana, o Atlético goleou o Duque de Caxias por 3 a 0, ontem à tarde, no Estádio Antônio Accioly. O placar garantiu o Dragão em primeiro lugar no Grupo 27, o que lhe dá a vantagem de fazer o último jogo da fase final desta Série C em "casa". Casa assim mesmo, entre aspas, pois no octogonal final o rubro-negro terá de mandar seus jogos no Serra Dourada.
Para quem precisava vencer e ainda se preocupar com o resultado de Guaratinguetá x Mixto, a vitória, da forma que aconteceu, saiu bem melhor que encomenda. Numa partida primorosa de Juninho, o Atlético poderia ter vencido ainda com maior facilidade. Mas vários gols foram perdidos. No entanto, para cada um marcado, a situação do Guará se complicava.
O 3 a 0 colocou o Atlético na liderança do grupo, com 10 pontos ganhos, resultantes de 3 vitórias, 2 derrotas e 1 empate. Exatamente o mesmo retrospecto de Duque de Caxias e Guaratinguetá. A diferença ficou no saldo de gols: 6 do Dragão contra 4 dos concorrentes. Embora o Guará tenha goleado o Mixto por 5 a 0, em São José dos Campos, a segunda vaga ficou com o time carioca, o que foi mais do que merecido, pela excelente campanha que apresentou nesta 3a fase.
O primeiro adversário do Atlético no octogonal decisivo é a Campinense, jogando em Campina Grande, na Paraíba.

Um comentário:

Anônimo disse...

E esse custoso Goiás, de candidato a rebaixamento a fiel concorrente a uma vaga na libertadores, hein... Já o Tigre vai de vento em popa para apimentar o clássico goiano no Brasileirão em 2009.