quinta-feira, 22 de julho de 2010
O Gigante Golias caiu...
O Atlético/GO venceu ontem o até então invicto e líder Corinthians por 3 a 1, no Serra Dourada. Era o confronto do primeiro contra o último, e este levou a melhor.
Como sugeri no post de ontem, Davi (Atlético) poderia vencer Golias (Corinthians). E venceu!
Desta vez, o Dragão superou São Jorge.
O rubro-negro goianiense precisava de um resultado assim para recuperar a auto-estima. Ao bater o Timão, o clube da Campininha ganha moral para seguir adiante no Brasileirão.
Agora, precisa aproveitar o ótimo resultado e tentar uma boa sequência no campeonato para espantar o fantasma do rebaixamento. Parabéns pela vitória, Atlético!
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Davi x Golias?
Além disso, pesa contra os donos da casa o simples fato de que ainda tem uma torcida muito pequena. Já a equipe do Parque São Jorge, segundo dizem, tem a segunda maior torcida do Brasil. E não é à toa que a mesma é conhecida por Fiel, já que acompanha o time por onde ele passa.
A comparação Davi x Golias para denominar este confronto não se limita apenas ao número de torcedores. Vale também para a estrutura dos clubes em questão e, principalmente, para o momento vivido por cada um deles no torneio.
O Corinthians é líder isolado e segue invicto no Brasileirão. Já o Atlético/GO, embora tenha gerado expectativa positiva pelo que fez na temporada passada, ainda não deslanchou. Pior que isso: o rubro-negro goianiense é o último colocado na classificação geral, ocupando a amarga condição de pior time do campeonato. Ao menos até agora...
Na narrativa bíblica, Davi ganhou notoriedade ao combater e matar Golias, o gigante guerreiro filisteu. Ganhou o direito de se casar com a filha do rei e ainda obteve a isenção de impostos.
No futebol, não é impossível que um pequeno vença um gigante. Para isso, basta ter coragem e determinação além, é claro, de um bom futebol. Se é assim, talvez não falte tanto para que o Atlético/GO alcance a proeza de bater o Timão na noite de hoje.
Vale lembrar, porém, que o clube goiano em questão é chamado de Dragão, enquanto o Corinthians tem justamente São Jorge - o caçador de dragões - como padroeiro.
sexta-feira, 11 de junho de 2010
O mundo, agora, respira futebol!
sexta-feira, 7 de maio de 2010
Começa o Brasileirão 2010!
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Valeu o sofrimento... Atlético classificado!
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Atlético: raça e superação
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Agora é pensar no título nacional
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Ainda tem o jogo de volta!
Fogo neles, Dragão!
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Vai logo, Fernandão!
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Emerson Leão no Goiás
Leão chegou a Goiânia nesta manhã de segunda-feira, 26, e já na primeira coletiva não fez a menor questão de parecer simpático com os jornalistas. Ao contrário, foi ele próprio. Curto e grosso, no sentido literal da expressão.
Não dava mesmo para esperar que ele chegasse por aqui esbanjando simpatia. Não é do perfil de Emerson Leão. Diferentemente, ele é conhecido muito mais pela truculência do que pela amistosidade. Menos de dois anos atrás, inclusive, esteve envolvido em episódio de agressão física em seu ex-clube, o Santos, por torcedores insatisfeitos com seu trabalho e, principalmente, sua personalidade.
Entre outras coisas, em seu primeiro pronunciamento pelo Verdão, o técnico deixou subentendida a sua pretensa superioridade ao dizer que seu currículo é muito bom e não vai ser manchado por uma experiência ruim. Tomara! Assim, os torcedores esmeraldinos podem ficar mais tranquilos.
Não há dúvidas de que, na atual circunstância, o Goiás precisa mesmo de um treinador competente e de pulso firme. O problema é que o "pacote Emerson Leão" inlcui também polêmicas e reclamações. Tomara que a eficiência supere qualquer indisposição e que o Goiás, de fato, tenha êxito com esta grande contratação.
O Campeão Goiano de 2010
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Parabéns, Dragão!
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Decepção esmeraldina
Ano passado, o Verdão foi Campeão Goiano e fez um ótimo primeiro turno do Brasileirão, chegando à vice-liderança do torneio. Depois, porém, não segurou o tranco e terminou a competição em posição mediana. Nem lá, nem cá. E olha que a torcida chegou a lançar o mote "Eu acredito", sonhando com o inédito título nacional. Que, mais uma vez, não veio.
Este ano, não conseguindo mais encobrir o desgaste, a diretoria dispensou o técnico Hélio dos Anjos, já com o Goianão rolando, e contratou Jorginho. Este, conseguiu uma boa sequência de resultados e garantiu o clube nas semifinais do Estadual. Mas depois fez besteira e agora foi demitido.
O novo treinador ainda não foi definido e o Goiás tem nesta situação mais um problema a ser solucionado. Fora os jogadores que não rendem o esperado, cuja lista é, sem dúvida alguma, encabeçada por Fernandão. Até agora, o principal reforço, contratado com status de estrela, não conseguiu mostrar a que veio.
Estratégia errada
Pensando no clássico com o Atlético e objetivando chegar à decisão do Goiano, o Goiás poupou jogadores contra o Vitória pela Copa do Brasil e acabou goleado. É quase impossível acreditar, agora, que o esmeraldino consiga passar às quartas-de-final do torneio. Pior que isso: certamente não contará com o apoio da torcida, que não tem motivo algum para acreditar em uma classificação milagrosa.
O Goiás começa a temporada 2010 sem grandes expectativas. Não decide o Estadual e adia - por tempo indeterminado - o sonho de um título nacional. O caminho mais fácil para tal conquista seria a Copa do Brasil, que foi desprezada pelo clube numa estratégia visivelmente errada.
Com tantos erros e com um elenco que se apresenta infinitamente aquém das possibilidades expressas pela tradição do principal time goiano, dá até medo de pensar em Brasileirão. Ou conserta logo tudo o que está errado (e não é pouca coisa) ou vai correr sério risco de rebaixamento.
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Agora vai ser difícil...
Com este resultado, a classificação do esmeraldino às quartas-de-final da Copa do Brasil fica praticamente impossível! Fatalmente, o clube será eliminado neste fase pelo terceiro ano consecutivo. É nisso que dá poupar titulares...
Para seguir adiante, o Goiás precisa reverter esta enorme diferença semana que vem em Goiânia. Ou seja, vencer por 5 gols ou mais contra o adversário. Se fizer o mesmo 4 a 0 sofrido, a decisão da vaga vai para os pênaltis. Um gol marcado pelo Vitória complica ainda mais a vida do Verde.
Peço desculpas sinceras aos torcedores esmeraldinos. Mas, diante do cenário completamente desfavorável, eu não acredito na classificação do Goiás. Já achava difícil antes mesmo do confronto de ontem. Para mim, agora, só por milagre! Ainda resta o Goianão...
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Dragão quase nas quartas da Copa do Brasil
Com o resultado, o rubro-negro goianiense abre uma vantagem sobre a equipe pernambucana e pode até perder por 1 a 0 o jogo de volta, quinta-feira que vem, que ainda assim se classifica. Caso o Santa Cruz vença em Goiânia por 2 a 1, a classificação será decidida nos pênaltis.
Por mais que o adversário em questão tenha, com tanta competência, tirado o Botafogo da competição na fase anterior, acredito firmemente no clube goiano. O time de Campinas se classifica!
Com mais um passo dado rumo às quartas-de-final da Copa do Brasil, o Atlético agora volta suas atenções ao Campeonato Goiano. Neste domingo tem novo clássico contra o rival Goiás. Quem vencer vai para a grande decisão do torneio estadual. O empate favorece o Dragão.
Vitória x Goiás
Por causa das fortes chuvas em Salvador, a partida do Verdão pela Copa do Brasil foi transferida para hoje à noite, no Barradão. O pior é que a previsão é de tempo ruim. O temporal de ontem resultou em desabrigados e mortos na capital baiana. Lamentável.
Voltando a falar do confronto, se a chuva não atrapalhar o desempenho das equipes, teremos uma partida bastante competitiva. Páreo duro para o Goiás, principalmente considerando-se que o clube esmeraldino decidiu poupar alguns titulares. O ataque oficial, formado por Felipe e Fernandão, está fora de cena. Resta contar com a impetuosidade de Rafael Moura.
Tal atitude da diretoria do Verde pode ser interpretada como uma pequena falta de interesse pela Copa do Brasil ou, quem sabe, até mesmo falta de confiança no próprio desempenho. O objetivo principal, claro, é a classificação para a final do Goianão.
Mas, o que fazer com a promessa feita aos torcedores pelos atuais dirigentes? Lembra? Aquela de um título nacional... Pois é... A Copa do Brasil é o caminho mais fácil para tal conquista. Poupar titulares contra o Vitória, na casa do adversário, seria falta ou excesso de confiança?
Tudo bem que o segundo jogo acontece em Goiânia mas, dependendo do placar de hoje à noite, reverter um resultado ruim pode se tornar uma difícil missão. Vale lembrar que o clube de Salvador é da elite brasileira. Não estamos falando de Ituiutaba/MG e nem de São José/AP, adversários que o Goiás já deixou para trás. O jeito é contar que não falte competência a quem entrar em campo e também um pouquinho de sorte pra garantir.
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Arriscando os finalistas do Goianão
No último sábado, o Dragão ficou no empate sem gols contra o rival Goiás. Mas o placar poderia ter sido bem diferente, nao fossem as belas defesas de Harley - o goleiro esmeraldino - e a falta de precisão dos atacantes rubro-negros nas finalizações. O Verdão também chegou algumas vezes e até fez um gol, corretamente anulado pela arbitragem devido ao impedimento.
No próximo domingo, o clássico se repete. É bem verdade que, pelo que os dois times mostraram em campo, esta decisão antecipada está em aberto. Tudo pode acontecer. Mas, considerando-se a vantagem prevista em regulamento e que favorece o clube de Campinas, acredito na classificação atleticana. Um novo empate garante o Atlético na final. Se não tivesse errado tantos gols, a classificação estaria ainda mais próxima para os rubro-negros.
Decepção colorada
A torcida vilanovense foi perfeita na tarde de domingo. Compareceu em peso ao Serra Dourada para incentivar o time contra o Santa Helena. Mas o Fantasma foi quem deu show em campo e decidiu assombrar o Tigrão e frustrar as espectativas dos torcedores colorados em relação à possível final. O placar de 3 a 1 aumentou consideravelmente as chances de o clube do interior se classificar, já que lhe bastavam dois resultados iguais.
Para seguir adiante na competição e decidir o título contra um dos rivais da Capital, o Vila Nova precisa vencer o próximo confronto por 3 gols de diferença. A partida acontece sábado, em Santa Helena. Há quem ainda acredite que isso será possível. Eu não!
Tudo bem que o Vila foi o único adversário que bateu o Santa Helena em casa, na surpreendente vitória por 4 a 1, pela última rodada da primeira fase. O resultado garantiu o Tigrão nas semifinais. Cabe lembrar, no entanto, que o Fantasma já estava classificado e contava com nada menos que 6 desfalques na formação titular.
Alguns acreditam até que, naquela ocasião, a queda do desempenho do Santa Helena teria uma motivação maior, que seria a escolha do adversário nesta fase. Se isso realmente tiver acontecido, que me desculpe dos torcedores do Tigre, mas o Fantasma parece ter acertado em cheio na escolha!
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Semifinais do Paulistão
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Candidato a Melhor do Mundo
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Palpites furados...
quarta-feira, 31 de março de 2010
Copa do Brasil: Atlético e Goiás se classificam!
Por mais que o Goiás não esteja convencendo com o futebol apresentado até agora nesta temporada, não dá para acreditar na possibilidade de o time não se classificar hoje à noite. Só com uma zebra gigante mesmo! Então, é só esperar o resultado e saber quem será o próximo adversário.
No entanto, considerando o momento delicado que o Verdão vive no Goianão 2010 (tem jogo decisivo contra o Crac no domingo), é bom vencer e convencer! Os jogadores e o técnico Jorginho precisam mostrar qualidade em seus trabalhos. Um bom resultado hoje à noite pode contribuir para melhorar a auto-estima do elenco e, consequentemente, motivá-lo para alcançar a vaga na semifinal do Estadual.
Dragão
A missão do Atlético, ao menos em tese, é um pouco mais difícil. Mas só pela qualidade técnica do adversário e a pressão que a torcida do Bahia deve fazer em Salvador. No entanto, o Dragão já demonstrou no primeiro confronto que tem plenas condições de seguir adiante. Venceu em Goiânia por 2 a 0 e, hoje à noite, pode até perder por um gol de diferença que se classifica.
Considerando-se a qualidade do elenco do rubro-negro goianiense e a ofensividade do segundo ataque mais positivo do futebol brasileiro (só perde para o Santos!), dá para esperar um grande jogo. Se o Atlético fizer um golzinho apenas no Bahia, as coisas para os comandados de Renato Gaúcho se complicam ainda mais!
O Dragão tem uma boa vantagem, mas não quero acreditar que o time vá jogar com o regulamento. Até porque seria um risco. O jeito é encarar o adversário de frente! Como fez em Goiânia. Não tenho dúvida alguma de que o Atlético se classifique para a próxima fase da Copa do Brasil!
domingo, 28 de março de 2010
Vila Nova x Goiás - Mais rivais que nunca!
Embora o mando de campo seja colorado, isso não garante total favoritismo ao Tigrão. Afinal, clássico é clássico e o retrospecto do Vila Nova contra os rivais da Capital este ano não é nada bom. O time atuou bem contra o Atlético, mas perdeu as duas partidas que disputou com o Dragão, por 3 a 1 no OBA e 3 a 2 no Antônio Accioly. Também foi derrotado pelo Goiás, na Serrinha, por 2 a 0.
A torcida vilanovense certamente fará bonito, incentivando a equipe rumo à classificação. Estão todos motivados e confiantes diante do crescimento do Vila. Nesta reta final, os comandados do técnico Edson Gaúcho conseguiram a melhor sequência de resultados do ano: três vitórias consecutivas, contra Canedense (1 a 2), Trindade (2 a 1) e Anapolina (3 a 0). Esta última foi determinante, pois o Tigrão eliminou um adversário direto na disputa por uma das vagas.
Quando quase ninguém acreditava mais no Vila Nova, que chegou a ficar a apenas 1 ponto da zona de rebaixamento, veio a surpreendente reação. Em campo, o volume de jogo melhorou consideravelmente e os resultados positivos aconteceram. Até mesmo atletas menos experientes tem dado sua contribuição, como o jovem Thalles, que marcou o terceiro gol da equipe contra a Xata e o primeiro dele como profissional.
O Verdão
Na contramão do crescimento colorado, o Goiás deu sinais de fragilidade. Depois da difícil vitória contra o Morrinhos (3 a 2) pela 6ª rodada do returno, o Verdão caiu diante do Santa Helena, perdendo pelo mesmo placar na casa do adversário. Agora, estando apenas 2 pontos à frente do Vila Nova, o clube esmeraldino se sente ameaçado por seu maior rival. Diante dessa dura realidade, só a vitória interessa.
A verdade é que o Goiás ainda não mostrou um futebol à altura de seu elenco e da estrutura do clube. A qualidade em campo tem deixado a desejar. Prova disso foram as dificuldades apresentadas diante de adversários menores, como Anapolina e Morrinhos, por exemplo. Só para a Xata, o Verdão perdeu duas vezes este ano! Contra o Santa Helena não há o que falar. O Fantasma segue invicto em casa e, ao mostrar-se superior ao principal time do Estado, assumiu temporariamente a liderança da competição.
A derrota na última quinta-feira, porém, teve outro agravante para o Goiás. Ele mesmo garantiu o Atlético antecipadamente na fase semifinal. E olha que o Dragão, inacreditavelmente, havia perdido para o Trindade na noite anterior. Se prevalecer o peso da camisa e o retrospecto recente no confronto entre Vila Nova e Goiás, o Verdão leva a melhor neste domingo.
Uma vitória sobre o Tigrão dá aos esmeraldinos a vantagem de jogar por um empate na última rodada ou até mesmo perder, caso o Crac tropece novamente neste fim de semana. Mas aí seria contar demais com a sorte... O Goiás só depende dele mesmo para se classificar. Basta eliminar os dois adversários que lhe restam nesta fase, já que ambos são concorrentes diretos.
O duelo
Desfalcado de dois dos seus principais jogadores (o atacante Roni está contundido e o lateral Michel suspenso), o Vila Nova terá que se superar em campo para alcançar a primeira vitória em clássicos neste ano. Quem entrar pro jogo terá que suprir as ausências dos companheiros, técnica e taticamente. A motivação é a principal arma colorada, já que o time vem de excelentes resultados.
O Goiás, por sua vez, precisa mostrar um futebol superior ao apresentado nas últimas rodadas, ou novamente poderá ser surpreendido. A esta altura do campeonato, não dá pra deixar só por conta do peso e da tradição da camisa esmeraldina. O Verdão precisa vencer e convencer.
Quem superar este duelo, automaticamente se garante no G-4 e dá um passo a mais rumo à próxima fase. Quem perder, no entanto, praticamente se despede do Goianão 2010. Com uma importância tão grande, o jogo promete ser pegado, além de reservar grandes emoções aos torcedores. Tomara que estas expectativas não sejam frustradas e que possamos prestigiar, de fato, um grande espetáculo esportivo. Façam suas apostas e que vença o melhor!
sexta-feira, 26 de março de 2010
Matemática do Goianão
Quase lá
Emoção até o fim
Dinâmica cruel
quarta-feira, 24 de março de 2010
No lucro
Zona da degola
Ainda em disputa
Quase semifinalistas
sábado, 20 de março de 2010
Vila Nova - Ainda em busca da classificação
Fazendo as contas, na ponta do lápis, o Tigrão, na melhor das hipóteses, somaria 29 pontos e o Tacão 27. Considerando-se que a partida em questão termine empatada, diminuem-se dois pontos de cada um nessa conta. Havendo um vencedor, descartam-se 3 pontos do possível melhor rendimento do derrotado e este, consequentemente, desiste de qualquer possibilidade de classificação.
Mas, no futebol, a lógica não é tão simples e objetiva assim. O Vila ainda tem pela frente um clássico com o Goiás. Já o Trindade enfrenta Atlético e CRAC, que sempre se mantiveram na ponta, e fecha esta fase recebendo o Itumbiara, desesperado para fugir do rebaixamento. Ao que tudo indica, Vila Nova e Trindade farão um jogo à altura do rendimento de ambos até aqui, ou seja, mediano e sem grandes emoções.
Retrospecto comparativo
Dos 14 jogos realizados, o Tigrão perdeu metade, empatou 2 e venceu 5. O Tacão perdeu e venceu duas partidas a menos, transferindo esta diferença para os empates, que somaram-se 6 até agora. Uma das vitórias do Colorado foi exatamente contra este adversário, no 1 a 0 pela 2ª rodada do torneio e jogando na Terra Santa. O embate deste domingo tem um sabor especial aos visitantes, pois marca a estreia de Zé Humberto no comando técnico. Ele é o terceiro treinador a dirigir a equipe nesta temporada.
Mesmo tendo perdido mais no apanhado geral da competição, o Vila Nova leva vantagem no quesito mando de campo. Jogando no Onésio Brasileiro Alvarenga, o time empatou uma única vez neste Goianão, em 1 a 1 com o Santa Helena. Venceu Morrinhos por 2 a 1, Canedense por 2 a 0 e o CRAC de goleada: 4 a 0! Duas derrotas fecham a conta, para Atlético (3 a 1) e Itumbiara (2 a 1).
O Trindade venceu uma única vez longe do Estádio Abrão Manoel Costa. A vítima foi o Itumbiara, por 1 a 0 no JK. Contra os outros dois grandes da Capital, arrancou empates: 1 a 1 com Goiás e 2 a 2 com Atlético. No mais, foram quatro derrotas fora de casa para Morrinhos (4 a 1), Anapolina (2 a 1), Canedense (2 a 1) e Santa Helena (2 a 0). O Tacão vem de derrota na rodada anterior (contra o Santa Helena) e não vence há 4 jogos. Já o Vila bateu a Canedense por 2 a 1 e vem buscando a reabilitação depois de ter amargado quatro derrotas consecutivas, sendo uma delas em casa. O desempenho mediano das equipes em questão antecipa a expectativa de uma partida também mediana entre Vila Nova e Trindade, com leve favoritismo para os donos da casa.
Atlético – Líder e embalado na temporada
Faltando apenas quatro partidas para o encerramento desta fase do torneio, qualquer pontinho conquistado pode fazer uma enorme diferença – tanto para quem luta por classificação à semifinal, quanto para quem foge do rebaixamento. Especificamente no caso das duas equipes em questão, a qualidade técnica é nivelada por cima e ambas sinalizam desde o início que deverão passar à próxima fase.
Por todos os fatores possíveis de análise, o rubro-negro goianiense é, sem dúvida alguma, o favorito neste confronto. A começar pelo mando de campo e o conseqüente apoio da torcida, passando pelo peso e a tradição da camisa campineira, até a força inquestionável do elenco. Tem também a necessidade de vencer, após ter cedido o empate ao Morrinhos na rodada anterior. Um único detalhe favorece ao CRAC neste duelo: o fato de ter sido o time responsável por uma das três derrotas do Atlético, em partida válida pela 5ª rodada do primeiro turno. A possibilidade de revanche, no entanto, não deixa de ser um fator motivacional a mais ao clube da capital.
A lógica é que o líder vença!
A matemática é uma ciência exata. E ela favorece consideravelmente o Atlético. Basta comparar! Líder, com 25 pontos, resultantes de 7 vitórias, 4 empates e 3 derrotas; 39 gols marcados e um saldo positivo de 18 gols. O CRAC, terceiro colocado, também perdeu apenas 3 vezes, empatou uma a mais e venceu uma a menos; marcou 21 gols, sofreu 23 e tem saldo negativo de 2. Traduzindo: o Dragão tem melhor desempenho, maior poder de artilharia e uma defesa um pouco menos ruim.
Reforçando a lógica do favoritismo rubro-negro, vamos considerar mais alguns números. Desta vez, associados ao fator mando de campo. Como visitante, o clube de Catalão venceu apenas duas vezes este ano, contra Canedense e Morrinhos, ambas por 2 a 1. Empatou outras duas partidas, por 1 a 1, contra Trindade e Itumbiara. Amargou 3 derrotas, sendo uma simples para a Anapolina (1 a 0) e duas goleadas de Vila Nova e Santa Helena, respectivamente 4 a 0 e 5 a 1.
O Atlético, por sua vez, é um anfitrião nada cortês. Empatou dois jogos em 2 a 2, ao receber Itumbiara e Trindade. Conquistou 5 vitórias pra lá de convincentes, apresentando-se a seus adversários como um verdadeiro rolo compressor. Apenas nos clássicos contra Goiás e Vila Nova o placar terminou um pouco mais apertado: 2 a 1 sobre o Verdão e 3 a 2 no Colorado. Os outros foram de goleada. Morrinhos, Santa Helena e Canedense, utilizando uma expressão popular, quase perderam o caminho de casa. O primeiro apanhou sem reação num 5 a 0; o Fantasma foi assombrado por 4 a 2; e os vizinhos de Senador Canedo até fizeram um gol de honra, mas sofreram outros 8!
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
2010 já é histórico para o futebol goiano!
Pela primeira vez o futebol goiano terá dois clubes na Série A do Campeonato Brasileiro. Motivo suficiente para considerar 2010 um ano histórico para o nosso esporte. Mérito do Atlético, que fez por onde para chegar à elite nacional. E mérito também do Goiás, que tem se mantido por lá. Só faltou o Vila Nova para a alegria goiana ser ainda maior. E pensar que o Tigrão teve sua chance em 2008...
Com as campanhas apresentadas nos últimos quatro anos, o rubro-negro transmite segurança e confiança aos torcedores, que crescem em número a cada nova conquista da equipe. Campeão Brasileiro da Série C 2008, o Dragão entrou na Segundona como um dos favoritos ao acesso. E chegou a liderar a competição por várias rodadas. Garantiu vaga na Série A por antecipação e começou a se preparar mais cedo para esta temporada.
O Verdão, por sua vez, pode-se dizer, deixou mais a desejar. Embora tenha conquistado o último Campeonato Goiano, ainda deve à torcida esmeraldina (a maior do Estado) um título nacional. O pior é que em 2009 chegou a dar esperanças de que isso seria possível e fez até com que surgisse uma espécie de movimento, conhecido pelo mote “Goiás, eu acredito!”.
Não adianta mais lamentar que o Verde poderia ter sido Campeão Brasileiro ou, pelo menos, ter garantido uma vaga na Libertadores. Novamente, o time está na Copa Sul-Americana e tomara que faça bonito para compensar a inexplicável queda no returno do Brasileirão, que jogou por terra os sonhos dos torcedores. O Atlético, por sua vez, terá que provar para o Brasil e o mundo que não será só um figurante entre os grandes.
Goianão
O Campeonato Goiano de 2010 começa neste domingo, dia 17 de janeiro e, sem dúvida alguma, Goiás e Atlético são os grandes favoritos ao título. O primeiro pela eterna tradição. O outro, pelo excelente momento. Particularmente, até colocaria o Dragão em primeiro lugar no quesito favoritismo, pois ele chega com a moral em alta e, ao menos aparentemente, demonstra mais seriedade e preocupação com planejamento e foco nos objetivos.
Os dois grandes goianos, que muito bem vão nos representar nacionalmente, tem agora a responsabilidade de engrandecer e abrilhantar o Goianão. A tendência deve ser esta. Todos os outros concorrentes, certamente, terão como uma das metas vencer estas duas equipes. O que nos leva a acreditar em um torneio altamente competitivo. Ambos são favoritos aos resultados na estreia da competição. O Goiás encara o CRAC de Catalão, enquanto o Atlético enfrenta a Anapolina.
Copa do Brasil
O rubro-negro goianiense retorna à Copa do Brasil em 2010 e é cotado para eliminar o Assu-RN no jogo de estreia, mesmo com a realização da partida no Rio Grande do Norte. O Verdão também começa fora no torneio, encarando o Ituiutaba-MG, no Triângulo Mineiro. Expectativas mais que boas para os goianos na competição. A começar pelas primeiras partidas, já que ambos tiveram a sorte de contar com adversários menos expressivos no confronto inicial.
Vale lembrar que, ano passado, o Itumbiara Esporte Clube fez uma participação meteórica na Copa do Brasil e foi eliminado pelo Corinthians no primeiro jogo, em pleno estádio JK lotado. Naquela ocasião, ao menos o Tricolor da Fronteira teve algo de positivo: a mídia gratuita nacional e internacional, em decorrência da tão esperada estreia de Ronaldo Fenômeno com a camisa do Timão.
No entanto, não é isso que os goianos esperam de Atlético e Goiás em 2010. Ao contrário. A expectativa é de que ao menos uma das equipes consiga fazer uma participação de destaque no torneio e, quem sabe, até brigar pelo título. Afinal, a conquista da Copa do Brasil é o caminho mais fácil de alcançar uma taça nacional e, de quebra, se garantir na Libertadores.
Brasileirão
A maior torcida pelo desempenho de Goiás e Atlético em 2010 certamente será pela inédita participação de ambos no Campeonato Brasileiro da Série A. a chegada do Dragão à elite nacional aumenta ainda mais a responsabilidade do Verde em defender a condição de primeiro time do Estado. Já o Dragão, terá que provar que o seu principal objetivo não será apenas o de se manter na primeira divisão.
O rubro-negro chega com a moral em alta e tem tudo para conquistar o respeito dos demais adversários. Independentemente da diferença de estrutura, dinheiro em caixa e tradição no cenário nacional, o Atlético agora é um dos grandes! E deve se comportar como tal. Confiança se adquire, e respeito também!
No mais, o próximo Brasileirão terá outros significados para os goianos de um modo geral. Será de emoção em dobro e faturamento idem. Os grandes clubes que atraem torcedores de Goiânia e região, tais como Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Vasco, por exemplo, vão ser obrigados, conforme a tabela, a jogar duas vezes no Serra Dourada.
Além disso, teremos dois clássicos a mais no ano, já que Goiás e Atlético se enfrentarão pela primeira vez na Série A brasileira. Tudo isso é motivo de comemoração para os apaixonados pelo futebol em nosso Estado. Crescemos em representação nacional e temos potencial para crescer ainda mais. Quem sabe entre as boas expectativas de 2010 não surja uma grata surpresa colorada!? Não custa nada acreditar. Então, comecemos mais uma temporada e tudo de bom que ela reserva ao futebol goiano!