quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Agora, que venha o Timão!

O Vila Nova conseguiu ontem uma vitória suada e sofrida, mas bastante importante sobre o Grêmio Barueri, por 1 a 0. O adversário era ninguém menos que o vice-líder da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Tigrão ganhou duas posições e subiu para o sexto lugar na classificação geral, com 26 pontos ganhos.
Esta vitória também serve de motivação para o confronto do próximo sábado, com o Corinthians, líder isolado na competição. E o Vila ainda tem a vantagem do mando de campo. É só fazer valer e mostrar um ótimo futebol. O Timão já deu sinais de que não é invencível!

Prova de fogo para o Verdão

Depois de vencer o Palmeiras no Serra Dourada e o Cruzeiro no Mineirão, o Goiás volta a enfrentar um dos favoritos neste Brasileiro da Série A. Além de ser o jogo da maior torcida nacional contra a maior do Estado, o confronto marca também o retorno de Caio Júnior a Goiânia.
É certo que a goleada de 4 a 0 sobre a Portuguesa, na última rodada, não foi comemorada como marco de recuperação absoluta do Goiás. Mas, independentemente da fragilidade do adversário em questão, foi um resultado que contribuiu diretamente para que o clube esmeraldino mais uma vez saísse da zona de rebaixamento. Além disso, deu um novo ânimo ao elenco, que vinha de duas derrotas consecutivas e, agora, recupera a moral para o confronto contra o Flamengo.
Novamente o Goiás enfrenta um dos favoritos ao título deste ano. O rubro-negro carioca havia começado embalado e, durante várias rodadas, foi líder isolado da competição. Nos dez primeiros jogos, foram 7 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota, para o São Paulo. Com o até então artilheiro Marcinho, o time parecia quase imbatível.
E parece que foi exatamente a saída do jogador que resultou na queda de rendimento do Fla. O ex-líder isolado não consegue vencer há seis rodadas: 4 derrotas e 2 empates neste período. Visivelmente fragilizado, caiu para a sexta posição na classificação geral. Contra os 5 clubes que estão na ponta, o máximo que conseguiu foi um empate sem gols diante do Grêmio, atual líder. No mais, perdeu para todos.
Atualmente, o Flamengo tem 28 pontos ganhos, 8 a mais que o Goiás, que ocupa a 13ª posição. A diferença principal entre os dois times é que o Verdão está num processo de crescimento, apesar de alguns tropeços recentes contra Sport e Botafogo; enquanto o Flamengo só tem tropeçado ultimamente e perdido posições. De certo modo, isso dá um ânimo a mais ao torcedor esmeraldino, que tem reais motivos para confiar em outra importante vitória goiana.
Até para avaliar melhor a viabilidade dos 3 pontos nesta quarta-feira, vale comparar alguns confrontos. Nas mesmas seis últimas rodadas, Goiás e Flamengo enfrentaram 4 adversários em comum. O Verdão venceu 3 (Palmeiras, Cruzeiro e Portuguesa) e perdeu para 1 (Botafogo), enquanto o Flamengo sofreu 2 derrotas (Palmeiras e Cruzeiro) e 2 empates (Portuguesa e Botafogo).
Esses números comprovam que o Verde tem plenas condições de buscar uma vitória nesta quarta-feira. Vem de um resultado positivo e joga em casa, com o apoio da torcida. É claro que também vai ter que encarar uma torcida ainda maior pelo adversário carioca. Mas isso não deve pesar, se os jogadores mostrarem serviço dentro de campo.
Particularmente, o que me incomoda é o receio de que, mais uma vez, o técnico Hélio dos Anjos escale o time para não perder. Contra a Portuguesa funcionou, mas porque a Lusa realmente se mostrou frágil. Mas, contra o Flamengo, estou certa de que todos preferem ver um time mais ofensivo e realmente focado na vitória. E é assim que tem que ser! O Goiás tem que pensar e agir como time grande! Não pode jogar sempre retrancado.
Tudo bem que parece difícil resolver o problema do ataque esmeraldino. É visível que falta uma referência. Mas talvez falte também acreditar um pouco mais no que se tem à disposição. Se o Shwenck não fez por onde merecer a confiança do treinador, por que não o dispensaram? O que dizer do Frontini, então, que foi contratado para reforçar, mas ainda não mostrou a que veio? Isso falando apenas de centroavantes. Não seria o caso de dar uma última chance a esses jogadores?
Por falar em última chance, não dá para esquecer de Paulo Baier. Há tempos que ele não é mais o mesmo que deu tantas alegrias aos torcedores esmeraldinos e sagrou-se como referência do clube. Foi afastado para se recuperar física e tecnicamente. Na hora de voltar ao elenco titular, ele mesmo pediu ao treinador para não ser escalado. “Não estou me sentindo confiante”, declarou o jogador à imprensa. A verdade é que, além de confiança, falta motivação ao meia.
Mas, Hélio dos Anjos ainda acredita no potencial de Paulo Baier. E tomara que ele esteja realmente certo! Seria uma grata surpresa vê-lo jogar novamente como nos velhos tempos, fazendo a diferença para o Verdão. Com Baier em plenas condições e Romerito dando seqüência ao bom futebol apresentado até aqui, os resultados fluiriam melhor. O primeiro voltaria a armar as jogadas com a Camisa 10, enquanto o outro poderia jogar mais adiantado, o que seria uma alternativa ao ataque.
Mas, voltemos a falar de Goiás e Flamengo. Além do encontro entre a maior torcida do futebol brasileiro com a maior torcida goiana, a partida marca também o retorno de Caio Júnior ao Estádio Serra Dourada. O atual técnico do Mengão teve uma boa passagem pelo clube esmeraldino e, apesar das ingerências do ex-diretor de futebol, Artur Neto, conseguiu realizar um bom trabalho por aqui, levando o time ao vice-campeonato estadual.
No Flamengo, Caio Júnior já demonstrou que é um treinador em evolução. E é bom saber que ele se deu bem no clube carioca. Como saiu de Goiânia numa boa, sem atritos, acredito que todos aqui torcem pelo sucesso do técnico. Mas a torcida maior é para que o reencontro com a ex-equipe não seja marcado pela reabilitação rubro-negra, mas sim por uma nova superação do Goiás!

Nenhum comentário: