domingo, 10 de agosto de 2008

Rumo à Série A

O Vila Nova conseguiu ontem mais uma importante vitória pela Série B do Campeonato Brasileiro. Jogando no Serra Dourada, o Tigrão bateu o Corinthians por 2 a 1 e ainda perdeu várias oportunidades de gols.
Com o resultado, o time colorado voltou ao G4, o grupo formado pelos quatro clubes que conseguem o acesso à elite do futebol nacional. Melhor que isso: o Vila Nova, agora, está a apenas 6 pontos do primeiro colocado, que é o próprio Timão.
Após vencer, consecutivamente, o vice-líder e o líder da competição e voltar a figurar entre os quatro primeiros colocados, a equipe comandada pelo técnico Givanildo Oliveira já pode inclusive pensar mais alto e até mesmo sonhar com o título da Segundona.
Se o único adversário realmente temido nessa disputa era o Corinthians, após vencê-lo e jogando bem, o Vila Nova conquistou toda a confiança da torcida para acreditar cada vez mais no acesso. O clube provou que tem um bom elenco, competente, com raça, determinação e coragem de buscar o resultado até o último minuto. Quase sempre, literalmente falando... Não foram raras as vezes que o Tigrão conseguiu vencer ou empatar já nos minutos finais ou até mesmo nos acréscimos.
Mas, num campeonato de pontos corridos, o que importa não é o sufoco em si, mas os tentos que são contabilizados. Agora, se realmente quiser acreditar que pode ir mais longe, é bom que o treinador acerte os últimos detalhes que faltam no grupo. E nem é muita coisa. No momento, talvez, o que precise de ajuste seja o miolo de zaga.

Fora rebaixamento

Na Série A, o fim de semana foi marcado pelo encerramento do primeiro turno do campeonato. E o único representante goiano na elite conseguiu terminar esta fase com uma boa classificação. O Goiás é o 13o colocado, garantindo, por enquanto, a última vaga para a Copa Sul-Americana.
Mas a última rodada não foi das melhores. O time foi ao Morumbi enfrentar o São Paulo. Jogou bem, perdeu boas oportunidades, questionou a arbitragem, mas acabou perdendo para o Tricolor Paulista por 2 a 1.
É claro que o árbitro Francisco de Assis Almeida Filho, do Ceará, cometeu graves erros, mas nada que influenciasse diretamente no resultado. Principalmente pelo fato de que ele parece ter aplicado a "lei da compensação".
O São Paulo vencia por 1 a 0 quando Iarley se aproveitou da marcação dentro da grande área e se jogou, cavando pênalti. Cobrou muito bem e converteu, empatando. Mas a penalidade não existiu! Jogando muito melhor, o time paulista marcou o segundo gol ainda no primeiro tempo.
Após o intervalo, o Goiás bem que tentou reagir, mas o Tricolor ainda manteve a superioridade. Dagoberto chegou a marcar o terceiro, mas o árbitro, apesar da demora, acusou o impedimento de André Lima, que havia participado da jogada, e anulou o gol. É claro que aguentou uma pressão danada de todo o time do Morumbi. Resultado: minutos depois, Richarlyson fez pênalti e o árbitro não deu. Até aqui, ficou elas por elas.
Já aos 46 do segundo tempo, em posição regular, Paulo Baier mandou uma bola na trave. Ele seguiu o lance, mesmo após a arbitragem acusar um impedimento que não houve. Como a bola não entrou, não adianta ninguém querer culpar.
A verdade é que o São Paulo foi superior durante todo o jogo, embora o Verdão tenha atuado relativamente bem. Com o fim do primeiro turno, o Goiás conseguiu espantar o fantasma do rebaixamento, mas ainda está bem longe de conseguir uma vaga para a Libertadores.
Se tiver essa pretensão, é bom o técnico Hélio dos Anjos parar de reclamar da arbitragem e colocar o time realmente nos eixos. Particularmente, não acredito que o clube esmeraldino tenha fôlego para chegar entre os quatro primeiros. Ao menos tempo, porém, considero que o grupo já deu mostras suficientes de que não precisa mais chegar à última rodada brigando para não cair.
Se conseguir terminar o campeonato na zona intermediária, o Goiás estará no lucro. Com o mínimo de competência, poderá se garantir na Sul-Americana.

10 comentários:

Anônimo disse...

Oi estou de volta Cecília.
meu nome e Paulo Henrique ta
Cecília sobre o jogo de sabado o vila jogou otimo no primeiro tempo com um dia espetacular de Wando e cia, mas no segundo tempo caiu e ate deixou que jogo ficar empatado
mais ainda bem que o vila no final conquistou a vitoria. sobre o publico a alguns dias reclamei ai na radio dos valores e se o publico nao foi melhor e por causa dessa diretoriaque fez essa trapalhada nao so a diretoria mas o proprio presidente, faze oque ne estamos refens deles, mais isso e bem feito poderiam ter a recadado bem mais, sobre o time nao tenho muito que fala pois todos os jogadores jogaram bem alias so um nao jogou alais nem ve ele entrando em campo adivinha quem TULIO MARAVILHA alias ganhei 3 caixa de latinha de cerveja em cima do tulio disse que ele nao fazia gols nem contra o barueri e nem contra o corinthians e vou mais longe nem contra o bragantino e brasilience eu quero ver ate quando vamos ficar refem de um atacate que so faz gol em galinha morta ou melhor golero fraco e zaga fraca. manda um abraço meu pra todos ai na companhia ta bjs. e que recado hiper, big, grande em rsrsrsrs

Anônimo disse...

E viva o Tigreeeeeee. e como de praxe.. vc é a exceção viu...

Anônimo disse...

Cecília,

Você este no Serra Dourada no jogo Vila x Corinthians?

Cecília Barcelos disse...

Estive no Serra sim Anderson...
E depois corri pra acompanhar o Goiás pela TV.
Por que?

Anônimo disse...

Porque escutei seu comentário na rádio no sábado dizendo que a torcida do corinthians calou a torcida do Vila e fiquei indignado! Mas como a TV tinha colocado 2 microfones para pegar o som da torcida do corinthians imaginei que você não estava no estádio e comentou sobre a torcida pelo que viu na TV.
Mas como você está dizendo que estava no serra registro aqui a minha indignação pelo seu comentário que em minha opinião foi ridículo e falso porque a nossa torcida não foi calada como você disse no sábado e repetiu hoje no serra dourada esportes.
A torcida do vila como em todos os jogos incentiva o time do inicio ao fim do jogo, sempre foi assim enfrentamos tudo para estar com o vila, nosso time é nossa paixão e cantamos esse sentimento em todos os jogos, as vezes lá na sua cadeira você não perceba isso, então limite seus comentários para o que ocorre dentro de campo e esqueça nossa torcida, porque eu e muita gente como verifiquei hoje em conversas com amigos e no orkut não vão acompanhar mais os programas que você participa.
Você deveria ter mais de respeito com os torcedores vilanovenses que garantem a audiência para as empresas que você trabalha e o seu salário no fim do mês.

Cecília Barcelos disse...

Olha Anderson, respeito sua opinião e, principalmente, suas escolhas.
Gostaria, sinceramente, que vc fizesse o mesmo. Tenho certeza de que não fui a única pessoa a perceber a enorme diferença entre o comportamento da torcida do Vila e a do Goiás.
O que eu disse (e talvez vc não entendeu muito bem) foi exatamente no sentido de comparar as duas. Eu sempre elogiei a torcida do Tigrão, sei que é apaixonada, incentiva o time e tudo o mais. Sempre percebi támbém que ela é visivelmente mais participativa que a do Goiás.
Mas, diante da grandeza do jogo foi que eu me referi. Na quarta-feira, a torcida do Flamengo era imensa; bem maior mesmo que a do Goiás. No entanto, mesmo em menor número, os torcedores esmeraldinos fizeram uma grande festa durante todo o jogo!
No caso do Vila, particularmente, eu esperava um maior público (mesmo com o ingresso do preço que foi). A Fiel estava em número bem inferior e enquanto o jogo esteve empatado, ela calou sim a torcida colorada! Tinha até jogador do Vila pedindo pro pessoal se levantar e agitar! Será que só vc não viu isso?
Lamento muito que tenha se aborrecido tanto com meus comentários... Só acho estranho que tenha sido só com os meus! Quase todos na crônica esportiva goianiense se manifestaram de forma semelhante.
E que fique claro: Em momento algum eu faltei com o respeito! Muito pelo contrário. Já disse e volto a afirmar que tenho uma grande admiração pela paixão que a torcida do Vila sempre manifesta pelo time!
Espero que possa rever seus conceitos.
Grande abraço!

Anônimo disse...

Não referi em nenhum momento sua comparação entre o jogo do Vila e do Goiás, o que disse foi sobre os seus comentários sobre nossa torcida no jogo Vila x Corinthians.
Sobre os jogadores pedindo apoio eu vi sim, isso é normal em todos os jogos de todos os times, no Vila o Túlio faz muito isso mas não é porque a torcida não esta incentivando normalmente ocorre no momento que o time da casa está pressionando o adversário daí a torcida começa a pressão e os jogadores fazer aquele sinal com a mão, não é por falta de incentivo, será que só você não sabia disso?
Sobre a crônica goianiense, pelo menos que eu ouvi ou vi a única pessoa que disse que a torcida do corinthians calou a torcida do vila foi você, outro que fez criticas a torcida do vila foi o Romes e ele fala tudo ao contrário o ano passado encontrei ele em natal no jogo Vila e abc e ele me disse que o time do Vila era mole e não subiria para serie B quem subiria era o Atlético porque tinha mais garra e deu no que deu, então não dá para considerar o que ele diz, os outros comentaristas nenhum criticou a torcida do Vila pelo contrário.
Gostaria também de te dizer que a crônica nacional elogiou a torcida do Vila, se você acompanha Espn, Sportv e outros você deve ter visto.
Sobre os meus conceitos continuam os mesmos se você acredita que é cronista esportiva continue fazendo seus comentários sobre o que ocorre dentro de campo apenas.

Unknown disse...

Cecilia,cade que nossa torcida tremeu??????? 29 mil pagantes
sendo que 22 mil eram vilanovences!ahahha

NOSSA TORCIDA NAO DIVIDE ESTADIO COM NENHUMA DE FORA!

Q.B.Urso disse...

Querida, não acredito que disseste o que disseste no Serra Dourada Esporte. Deixo apenas uma pergunta antes de apagar meu post. Em qual canal a senhorita assistiu ao jogo??

Anônimo disse...

Aneim...passamanha...Cecilia moxé, fala pro goias colocar mais de 20 mil pagantes contra o brasiliense numa terça as 10 da noite...pff!...sua ridicula...o tal do Goias compra todo mundo mesmo ne, ta recebendo quanto pra falar mal da torcida do tigrão...olha a media do Vila na B e a do Goias na A...e vc ainda fala uma asneira dessa...