sábado, 9 de agosto de 2008

Tigrão: Agora é a vez do líder!

Lutando pelo acesso à elite do futebol nacional, o Vila Nova parece ter encontrado o ponto de equilíbrio do elenco. Prova disso foi a vitória sofrida, mas garantida, sobre o Grêmio Barueri por 1 a 0 na última rodada.
O empate já era um bom resultado, mas o gol da vitória veio no finalzinho do jogo, com Alex Oliveira. Melhor impossível! Além de garantir 3 pontos para o Tigrão, a conquista serviu para levantar a auto-estima do meia, que sofreu problemas de contusão, queda de produção e há tempos parecia estar em débito com a torcida. Depois de vencer o até então vice-líder da Série B, o time goianiense ganhou moral e o pensamento agora é um só: vencer também o Corinthians!
Vila Nova x Corinthians
, neste sábado, promete ser um grande espetáculo esportivo. Se não o for pela qualidade técnica das duas equipes, certamente será pelo público, que deve lotar o Estádio Serra Dourada. Duas torcidas apaixonadas pelos clubes e, ambas, com motivos de sobra para acreditar na vitória.
O Timão tem o melhor aproveitamento do torneio, com 72,9% e 35 pontos ganhos. É líder isolado, 5 pontos à frente do segundo colocado, o Avaí-SC. Em 16 jogos foram 10 vitórias, 5 empates e apenas 1 derrota, para o Bahia. Uma campanha de dar inveja aos adversários e que, até agora, mantém o tradicional clube da capital paulista como favorito ao título da Segundona.
Mas, nenhum time é imbatível. E o Corinthians já deu mostras de que não foge à regra. Qualquer equipe com um bom elenco (o que não quer dizer necessariamente formado por estrelas), qualidade técnica e determinação tem plenas condições de jogar de igual para igual com o Timão e, assim como fez o Bahia, vencer o líder.
Avaliando por essa ótica, o Vila Nova rouba o possível favoritismo do alvinegro paulista. Apenas o mando de campo não seria suficiente para colocar o Tigrão como favorito à vitória. Mas, considerando-se outros fatores sim. Fora o fato de estar sob o comando de um técnico que tem o acesso como característica marcante, o time colorado tem um bom elenco, bem avaliado técnica e taticamente, e que parece estar chegando a sua melhor formação.
Determinação é outro ingrediente que não tem faltado ao grupo. Prova disso são alguns pontos conquistados quase no apagar dos refletores, como no empate contra o Gama e, agora, a vitória diante do Barueri. Em ambos os casos, os gols foram marcados já nos acréscimos. É claro que o fator sorte também tem pesado em diversos momentos. O que é extremamente positivo, pois todas as vezes que o Vila de alguma forma tropeçou, contou com uma “mãozinha” na combinação de outros resultados.
Como conseqüência de tudo isso, embora tenha saído do G-4, o grupo formado pelos quatro clubes que garantem o acesso à Série A, o Tigrão nunca se distanciou muito da zona de classificação. Atualmente, é o 6º colocado, com 26 pontos – exatamente a mesma pontuação que a Ponte Preta, em 4º lugar. O Vila só não está entre os quatro primeiros por causa dos critérios de desempate.
Uma vitória contra o Corinthians neste sábado, novamente associada a resultados de outros jogos da rodada, pode significar o retorno do Vila Nova ao G-4. Além disso, diminuiria a distância em relação ao próprio Timão, caindo dos atuais 9 para apenas 6 pontos de diferença para o líder. Com isso, daria até para pensar mais alto, acreditar mesmo na possibilidade de brigar pelo título!
E por que não? Assim como já ficou provado que o Corinthians não é imbatível, também tenho a certeza de que ele não pode se considerar campeão com tamanha antecipação. Ainda não chegamos nem à metade do campeonato. Tradição, favoritismo, superexposição da mídia, tudo isso pesa. Mas a consagração é disputada jogo a jogo, dentro do campo. E ainda há um longo caminho a percorrer.
O que importa ao Vila Nova é não cair na armadilha deste statu quo e, claro, jogar bem, buscando a vitória sempre que possível. O resto é conseqüência. Não dá para se diminuir ou mesmo temer o Corinthians só porque a maioria já o considera favorito ao título e que as outras equipes disputam apenas as outras três vagas do acesso.
Até porque, embora tenha tropeçado em algumas rodadas, o Vila vem de duas vitórias importantíssimas, na seqüência de jogos contra equipes paulistas. Primeiro goleou o Marília; depois, venceu o Barueri. Ganhou confiança e aumentou a expectativa para o confronto com o Timão. Melhor que isso, passou a ser o favorito ao resultado. Agora, é fazer valer o mando de campo e mostrar um ótimo futebol. A festa nas arquibancadas e cadeiras promete ser um espetáculo à parte. Casa cheia para um jogo com clima de decisão. Que vença o melhor durante os 90 minutos. Mas, apesar do peso da torcida corintiana, eu prefiro acreditar que desta vez, o Timão vai cair nas garras do Tigre!

A melhor cobertura de Vila Nova x Corinthians você acompanha com o Super Time Companhia, na FM 91,9.
www.companhiafm.com

Nenhum comentário: