quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Crônica de uma morte anunciada

Tomei emprestado para o título deste comentário o nome de um livro do jornalista e escritor colombiano Gabriel García Márquez (Colombiano, gente, e não Argentino!!!). A derrota do Brasil para a Argentina ontem em Pequim, por 3 a 0, foi, sim, a crônica de uma morte anunciada!
A Seleção de Dunga em momento algum conseguiu convencer que seria realmente capaz de trazer o ouro olímpico. Bastou cruzar com um adversário realmente forte para ter sua baixa qualidade e alta incompetência testadas e comprovadas. E tinha que ser justamente pelos argentinos, nossos eternos rivais!
E olhe lá, viu! Depois desse fiasco na semifinal, tenho minhas dúvidas se os nossos jogadores conseguem superar a Bélgica e voltar com o bronze de consolação.
Não dá nem para questionar! Durante todo o jogo, a Seleção Argentina foi melhor e a goleada poderia ter sido bem maior, não fossem as oportunidades desperdiçadas pelos hermanos no primeiro tempo. Já o Brasil pouco (ou nada) fez para alcançar um resultado diferente.
O sonho do ouro olímpico para o futebol brasileiro foi adiado para Londres, em 2012. Até lá, que a desastrosa participação da Seleção Canarinho em Pequim sirva de lição para a CBF e o senhor Ricardo Teixeira. Dunga não é técnico de futebol, principalmente do nível de um selecionado!
É bom que isso seja entendido e mudado rapidamente. Até agora, o Brasil também não convenceu pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.
Nos 6 jogos disputados, foram 2 vitórias, 3 empates e 1 derrota. Com 9 pontos ganhos, a Seleção Brasileira ocupa o 5º lugar na classificação geral. Ou seja, se as Eliminatórias terminassem hoje, o futebol pentacampeão do mundo teria que ir pra repescagem para conseguir uma vaguinha na Copa.
Detalhe: a Argentina é vice-líder, com 11 pontos, atrás apenas do Paraguai, com 13. Sinceramente, se o Dunga permanecer no comando... até a repescagem vai ser difícil! Agora, se a expectativa de que ele seria demitido após as Olimpíadas se confirmar, é bom convocarem um técnico de verdade, digno de representar o futebol do nosso País!

Nenhum comentário: