sexta-feira, 27 de junho de 2008

O alerta está ligado: Reabilitação já!

Depois de empatar a primeira partida em casa, contra o Juventude por 1 a 1 no último sábado, o Vila Nova volta hoje ao Serra Dourada para enfrentar outro adversário forte na corrida pelo acesso à elite do futebol nacional: o Criciúma.
E este também não deve ser um jogo nada fácil para o Tigrão. As duas equipes estão empatadas na pontuação, mas o Criciúma leva vantagem no saldo de gols. Fora isso, ambas têm exatamente o mesmo retrospecto na competição: 3 vitórias, 1 empate e 3 derrotas, somando 10 pontos, num aproveitamento de 47,6% até aqui. A diferença é que o time goianiense marcou mais gols, mas também sofreu mais, o que chama a atenção para uma deficiência no sistema defensivo.
A torcida colorada já se preocupa. E não é para menos! O Vila Nova havia começado bem no Brasileiro, mas agora, em vez de evoluir, tem mostrado uma queda acentuada no rendimento. Principalmente depois da goleada sofrida para o Avaí, em Florianópolis, numa partida em que visivelmente a equipe não jogou um terço do que poderia.
Ficou a sensação de que o Tigre foi abalado por esta goleada, a ponto de cair o rendimento também em casa. Mas o empate contra o Juventude, ainda que no Serra Dourada, deve ser considerado um resultado normal. Basta ver a posição do clube na classificação. Ao mesmo tempo, porém, acende o sinal de alerta: até agora, o Vila não conseguiu vencer nenhum de seus adversários diretos na disputa pelo acesso à Série A.
Basta recordarmos rapidamente alguns resultados: Avaí 4 x 1 Vila Nova; Vila 1 x 1 Juventude e São Caetano 1 x 0 Vila Nova. Atualmente, estes clubes estão, respectivamente, em 2º, 3º e 4º lugares, ou seja, todos no grupo de acesso. Fora os outros times que também estão rondando o G4. E o Criciúma é um deles, pois, quem vencer este confronto chega a 13 pontos e se aproxima um pouco mais dos primeiros colocados, embora ainda dependa de outros resultados.
Se já era sabido que o Tigre necessitava buscar pontos na casa dos adversários para se garantir, agora isso se faz ainda mais urgente! Mas, antes, tem o Criciúma nesta sexta-feira aqui em Goiânia. E precisa vencer para novamente convencer o torcedor! Ainda que os 3 pontos venham no sufoco. Para isso, o time tem que melhorar, principalmente nas criações pelo meio campo e no aproveitamento do ataque.
Os ajustes no grupo devem ser feitos para que o trabalho do técnico Givanildo Oliveira volte a mostrar resultados. Num campeonato de pontos corridos, quanto antes melhor! Agora, atentos ao alerta que está ligado, que venha o Criciúma! Mais um adversário que promete incomodar. E o Vila Nova não pode cometer as mesmas falhas! Boa sorte Tigrão!

Nenhum comentário: