sábado, 7 de junho de 2008

Vila, de novo, em busca de um embalo

Após a derrota chorada para o São Caetano, por 1 a 0, aos 46 do segundo tempo, o Vila Nova volta ao Estádio Serra Dourada, onde tenta conquistar sua terceira vitória na Série B do Campeonato Brasileiro.
Novamente com o apoio da torcida, o Tigrão tem a chance de se reabilitar na competição e somar mais 3 pontos. Até porque, apesar das duas derrotas sofridas até agora, a equipe colorada se comportou bem em campo e realizou boas partidas. Além disso, os resultados negativos fora de casa foram perfeitamente normais, considerando-se os adversários e o mando de campo. E, em ambos os casos, o Vila poderia inclusive ter vencido.
Mas, voltemos ao confronto desta quinta rodada. O adversário da vez é o América, do Rio Grande do Norte. O técnico vilanovense, Givanildo Oliveira, declarou durante toda a semana que é preciso respeitar o visitante. Respeito é bom sempre! Mas não pode ser confundido com inferioridade. Principalmente porque o Vila, na verdade, é, sem dúvida, muito superior ao América.
O único fato a ser considerado é que o time potiguar conseguiu sua primeira vitória na última rodada, num 2 a 1 contra a Ponte Preta, atual vice-campeã paulista. De qualquer forma, jogando em casa, não considero tal vitória nenhum absurdo. Qualquer equipe, em seu estádio e com o apoio da torcida, é favorita à vitória. Assim como acontece agora, com o Vila.
Ainda falando de América, o clube ocupa a 17ª posição na tabela de classificação geral, com apenas os 3 pontinhos conquistados diante da Macaca. As outras três partidas disputadas resultaram em derrotas, todas por 1 a 0, contra Criciúma, Bahia e Brasiliense. O aproveitamento até agora foi de 25%.
Já o Vila Nova tem exatos 50% de aproveitamento na competição, com duas vitórias e duas derrotas. Bateu o Ceará por 1 a 0 e o CRB por 2 a 1, jogando no Serra Dourada, e perdeu, além do 1 a 0 para o São Caetano, no Anacleto Campanella, por 3 a 2 para o ABC, em Natal, na abertura do Brasileiro. Com este desempenho, o Tigrão, entra na quinta rodada com 6 pontos ganhos, ocupando a 9ª posição.
Só pelos números aqui expostos e pelo fato de jogar com a presença da torcida, podemos concluir, seguramente, que o time colorado é favorito a mais uma vitória. Basta apenas manter o desempenho das partidas anteriores ou, se possível, melhorar um pouquinho, principalmente nas criações pelo meio campo e no aproveitamento do ataque.
A defesa atingiu um nível bastante satisfatório, apesar de que o capitão Carlinhos cumpre suspensão e desfalca o grupo neste confronto. Mas, a contar pelo rendimento do substituto Luís Carlos nas partidas que atuou ao lado de André Leone, talvez o prejuízo não seja tão grande. Tomara!
Outro desfalque no Tigrão é Alex Oliveira, que sofreu uma distensão no último jogo e deve ficar em tratamento médico pelo menos por 15 dias. Para substituí-lo, o treinador tem à disposição o meia Caíco, contratado sob grande expectativa, mas que, no pouco tempo jogado semana passada, não mostrou o futebol esperado.
Esta é a grande chance de Caíco mostrar serviço e brigar pela titularidade. E o tempo é curto, já que em breve Alex Oliveira estará de volta e, naturalmente, teria preferência. A menos, é claro, que o ex-Itumbiara surpreenda. Mas isso são preocupações individuais dos dois atletas em questão. São eles que têm que se superar para decidir quem será o titular absoluto. O mais importante, diante desses fatos, é saber que Givanildo Oliveira tem como preocupação dois grandes jogadores para a mesma posição; e não a ausência de peças. Deixando tudo isso de lado, o fato é que o Vila Nova está no caminho certo e faz uma boa campanha.
Vencendo o América
, a equipe goiana soma mais 3 pontos e tem tudo para brigar de igual para igual com qualquer adversário, ao menos para buscar uma das quatro vagas de acesso à elite do futebol brasileiro. E, certamente, este é o objetivo imediato. Para isso, é preciso abrir vantagem agora, para ter o que queimar mais adiante. Então, é hora de a torcida “entrar em campo” com o Tigrão e incentivar o grupo. Assim, o Vila Nova vai vencer mais uma!

Acompanhe todos os detalhes de Vila Nova x América com o Super Time Companhia, na FM 91,9.
www.companhiafm.com

Nenhum comentário: