domingo, 29 de junho de 2008

A real situação do Goiás

O Goiás perdeu mais uma no Campeonato Brasileiro. E de goleada. O Vitória venceu o time esmeraldino por 3 a 0, no Estádio do Barradão. Até que o Verde teve chances de marcar, mas o aproveitamento do ataque novamente foi falho. Vários fatores contribuíram para a derrota, a começar pelo esquema tático adotado pelo técnico Hélio dos Anjos.
O treinador armou o Goiás para se defender e, da forma como fez isso, prejudicou o rendimento de um grande volante: Pituca. Acostumado a sair para o jogo, ele foi obrigado a marcar e, como não é este o seu forte, acabou desfalcando o time no segundo tempo, quando foi expulso do jogo.
A essa altura, o Verdão perdia por 1 a 0. Com a saída de Pituca, a situação ficou ainda mais difícil de ser administrada. Hélio dos Anjos se preparava para colocar o time pra frente, com o atacante Rinaldo, mas teve que esperar. E como demorou para tirar o lateral direita Vitor - o pior dos piores em campo. Para completar, foi o substituto dele - isso mesmo, o Rinaldo - quem iniciou de graça o contrataque adversário, que resultou no terceiro gol do Vitória.
Foram muitas as falhas do Goiás e o técnico se mostrou consciente disso. O que, até certo ponto, dá um alívio ao torcedor. Hélio dos Anjos tem competência suficiente para colocar o Verdão na linha! Mas é preciso considerar que isso leva um certo tempo.
A derrota para o Vitória serviu para mostrar que o Goiás ainda não se recuperou. Errou feio quem se empolgou excessivamente com a goleada sobre o Santos. É claro que o chamado "corpo mole" para a saída de Artur Neto e Fabrício Mendes ficou evidente. Mas como fizeram isso por um período razoável, também seria natural que os jogadores perdessem o ritmo de verdade. E agora têm que se superar.
O próximo adversário é o lanterna dos laternas: Fluminense. Com o julgamento realizado semana passada, o Goiás perdeu dois mandos de campo. Se contar com a sorte do efeito suspensivo, até que pode receber o Tricolor das Laranjeiras no Serra Dourada. Mas, ao menos a princípio, a CBF já confirmou o jogo para o Arapucão, em Jataí.
Independentemente do local da partida, é uma oportunidade de o Goiás buscar 3 pontos na competição. Não pelo fato de o Fluminense ser o último colocado na classificação do torneio, mas porque o foco da equipe carioca agora é outro. Nesta quarta-feira, o Flu recebe a LDU no Maracanã pelo jogo final da Libertadores. Caso seja campeão, certamente os titulares ainda terão uma rodada de folga no Brasileiro, em função das comemorações.
E se perder o título, há duas possibilidades: a primeira é um abalo psicológico e mesmo físico, que deve ser aproveitado pelo clube esmeraldino; a segunda é exatamente o oposto, pois o campeonato nacional será a última chance de o Tricolor se garantir na Libertadores do ano que vem. E na posição que está, vai ter que reagir no Brasileirão.
O Goiás que se prepare! Que Hélio dos Anjos consiga fazer algo por essa equipe. E rápido!

Nenhum comentário: