domingo, 27 de julho de 2008

Agora vai, Verdão!

Depois de vencer o Palmeiras no Serra Dourada e o Cruzeiro no Mineirão, o Goiás volta a Goiânia com moral para enfrentar o atual campeão da Copa do Brasil. Neste domingo, a torcida tem todos os motivos para acreditar que o time agora entrou nos eixos e vai deslanchar.
Na última quarta-feira, em Belo Horizonte, o Goiás reafirmou que está numa crescente e o técnico Hélio dos Anjos provou novamente os resultados de seu trabalho no clube. O Verdão entrou em campo um tanto quanto desacreditado, com uma formação diferente e um enorme receio devido à ausência de Romerito. Mas foi assim, sem o atual titular Camisa 10 e com Fábio Bahia jogando no meio, que o time esmeraldino fez 1 a 0 no Cruzeiro, ainda no primeiro tempo, teve Júlio Cezar expulso e, com um homem a menos, segurou o resultado durante toda a segunda etapa, inclusive com demorados 5 minutos de acréscimo.
Esta foi, sem dúvida, a vitória da superação! E, claro, da reabilitação! A equipe mineira era totalmente favorita, tanto pelo mando de campo quanto pela posição na tabela. Nem o mais otimista dos torcedores otimistas do Verde esperava algo além de um empate neste confronto. O que já seria um resultado e tanto! Mas, desde o início do jogo, o Goiás pressionou, tentou e, principalmente, não se diminuiu. Ao contrário, foi grande! Entrou para jogar de igual para igual e acabou sendo superior.
O Verdão mereceu vencer e agora, sim, provou que está realmente se reabilitando no Brasileirão. Conquistou 6 pontos consecutivos diante de dois grandes favoritos ao título. Chegou ao 12º lugar, mas perdeu uma posição ao final da rodada. Exatamente para o Sport, adversário deste fim de semana. O atual campeão da Copa do Brasil venceu o Atlético-PR por 1 a 0. Mas isso foi na Ilha do Retiro. Jogando no Serra Dourada e contra um Goiás realmente motivado, o resultado poderá ser bem diferente!
Por falar em diferente, o próprio Leão do Recife já não é o mesmo que conquistou o título inédito. Sim, o time, entre outros jogadores, ainda tem Magrão, Igor, Daniel Paulista e, claro, Carlinhos Bala. Todos sob o comando de Nelsinho Baptista. Porém, o Sport não tem mais o artilheiro que, em 6 meses, caiu nas graças da torcida e foi um dos grandes responsáveis pela chegada do clube à final da Copa do Brasil. O Romerito agora é referência no Goiás e ídolo da torcida esmeraldina. E ele já garantiu: “Vou fazer de tudo para que o Goiás vença”.
Todos se lembram de como aconteceu o retorno do meia a Goiânia. Na ocasião, ele parecia um tanto quanto insatisfeito, principalmente por ter ficado fora da grande decisão. O episódio levantou dúvidas sobre a readaptação do craque ao elenco goiano. Mas, desde então, muita coisa mudou no Verde. E mudou para melhor! Romerito conquistou a confiança de Hélio dos Anjos e, rapidamente, se garantiu como titular, chegando a mandar para o banco ninguém menos que Paulo Baier. Com um novo líder em campo, o time ganhou em qualidade técnica, motivação e raça. E os resultados começaram a aparecer.
Resumindo: É claro que o elenco todo tem méritos, mas Hélio dos Anjos e Romerito são os principais responsáveis pela cara deste novo Verdão! E, apesar do carinho que o jogador já declarou ter pelo time pernambucano – fora um pré-contrato que ele supostamente teria assinado com o clube para retornar ao Recife em 2009 -, o profissionalismo demonstrado deve prevalecer.
Agora, voltemos a falar do confronto. Com a recente recuperação, o Goiás se aproximou do adversário em termos de rendimento na competição. O Sport tem 42,9% de aproveitamento contra 40,5% dos goianos. O Leão rubro-negro tem uma vitória a mais, mas uma derrota excedente também. No saldo de gols, ambos estão negativos. E, embora tenha balançado mais as redes até aqui, o Verdão leva a pior num possível critério de desempate, pois também sofreu mais gols que os pernambucanos.
Tais comparações foram feitas apenas para reforçar que Goiás e Sport estão praticamente no mesmo nível. Essa consideração dá um ânimo a mais aos esmeraldinos. Se foi grande contra os grandes, o Verdão será ainda maior contra um igual. Ao menos é isso que todos esperam que aconteça agora. E o torcedor confiante certamente vai comparecer e apoiar a equipe.
Uma terceira vitória consecutiva seria a forma perfeita de espantar o fantasma do rebaixamento e aumentar ainda mais a credibilidade do clube junto aos torcedores. Além disso, vale lembrar que o time deu um grande salto e, atualmente, se encontra perto da zona de classificação para a Sul-Americana. Se continuar nesta crescente, poderá brigar até por uma vaga na Libertadores. E por que não pensar no título de Campeão Brasileiro? Para realizar é preciso, antes, idealizar, sonhar e, acima de tudo, acreditar! Então, vamos acreditar que agora vai, Goiás!
A melhor cobertura de Goiás x Sport você acompanha com o Super Time Companhia, na FM 91,9.

Nenhum comentário: