segunda-feira, 14 de julho de 2008

Fim de semana de empates

Depois de Vila Nova e Goiás empatarem em casa, respectivamente nas Séries B e A do Campeonato Brasileiro, ontem foi a vez de o Atlético empatar pela Série C. O Dragão foi ao Mato Grosso do Sul enfrentar o Operário e ficou no 0 a 0.
Mas, no fim de semana de empates para as equipes goianienses, ao menos no caso do Atlético podemos dizer que foi um bom resultado. Principalmente considerando-se o mando de campo e a fórmula da competição.
Vila Nova e Goiás jogaram no Serra Dourada e ficaram no empate com Bahia e Coritiba. Nas primeira e segunda divisões, o Brasileiro é disputado por pontos corridos. Ou seja, qualquer pontinho perdido faz uma diferença danada na classificação geral.
No caso do Atlético, além de ter empatado na casa do adversário, o torneio não é por pontos corridos. Em cada fase da Série C, as equipes, divididas em grupos de 4, se enfrentam entre si em jogos de ida e volta. Classificam-se para a fase seguinte as duas melhores, até chegar ao octogonal final.
Nesse sistema de disputa, os empates fora de casa são extremamente importantes! E contribuem consideravelmente se a equipe fizer o que chamam de dever de casa e vencer os jogos quando for mandante. Explicando melhor a boa campanha feita pelo Dragão até agora: uma vitória em casa e dois empates fora. Está invicto! Se vencer Misto e Operário no Acyoli, seguramente terminará em primeiro no grupo.
Quanto a Itumbiara e Anápolis, os outros dois goianos que disputam a terceira divisão, ambos perderam nesta rodada e jogando em seus estádios. Ainda assim, o Gigante do Vale segue em segundo lugar no grupo, enquanto o Galo é o último colocado.