quinta-feira, 31 de julho de 2008

Desastre tático no Verdão

O Goiás foi escalado errado e acabou perdendo para o Botafogo por 2 a 0, ontem à noite no Estádio João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro. Com uma formação extremamente defensiva, o Verdão não esperava pelo fator surpresa do técnico Nei Franco, que deixou o volante Túlio (cria esmeraldina) mais solto. E foi ele o autor dos dois gols da partida.
Hélio dos Anjos insistiu em entrar com Paulo Baier no meio e, novamente, ele não jogou bem. Com a falha no meio-campo, Iarley recuava para recompor. Conseqüentemente, faltava o homem de frente, já que o mesmo havia sido escalado como atacante isolado. Assim, não daria mesmo para fazer gols.
Se pelo meio a bola parava em Paulo Baier, o jeito era explorar as laterais. Pela direita, Vitor até dominava bem, saía da marcação e conseguia se adiantar. Mas nos cruzamentos... de novo uma negação. Pela esquerda, o retorno de Júlio César foi sob grande expectativa. Mas ontem à noite ele não jogou absolutamente nada!
E o treinador observou bem isso. Tanto que Júlio César ficou no vestiário no intervalo e Tiago Feltri entrou na ala-esquerda. Até aí tudo bem! Neste aspecto, o time até melhorou. Como começou jogando com três zagueiros e os mesmos já estavam amarelados, Hélio dos Anjos optou por sacar um deles e colocar um atacante: Rinaldo. O problema é que o baixinho preferiu cair pelo meio e o setor foi ficando cada vez mais cheio e tumultuado.
E ainda levou um tempinho para que o técnico resolvesse tirar Baier do jogo. No lugar do meia, colocou Gabiru, que não conseguiu aparecer para nada. Para completar, o zagueiro Ernando, que já estava com um amarelo, fez uma falta desnecessária e acabou expulso. Não foi nada fácil para o Goiás suportar o 2 a 0 com um homem a menos em campo.
O Botafogo mereceu a vitória e o Goiás reacendeu o sinal de alerta. Com a segunda derrota consecutiva, o Verdão retornou à zona do rebaixamento. E é bom que a diretoria faça alguma coisa antes que seja tarde. É visível que o time precisa de reforços! Estou falando REFORÇOS, e não simples contratações para dar satisfação aos torcedores e à crônica esportiva.
Jogadores para compor o elenco e aumentar a folha o clube já tem demais. É muita gente recebendo para ficar à toa ou simplesmente para não melhorar em nada. Nenhum dos contratados até agora chegou para resolver! É preciso uma referência no ataque, e isso se faz urgente!
Tenho até uma sugestão: podem pegar Shwenck, Frontini, Fabrício Carvalho e Adriano Gabiru e trocar todos por um - de nível e competente -, que certamente será um ótimo negócio! Estou certa de que, juntando o salário dos quatro, dê para contratar um centro-avante decente para o Goiás. Com sorte, sobra até um troquinho!

Nenhum comentário: